Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais > Governação e Gestão do Território

Activa nos planos curriculares

Min-SC 2021 > Min-SC 2021 > Opções > Governança de Smart Cities

Nível

A avaliação será feita com recursos a dois trabalhos. Um dos trabalhos seria coletivo, e outro, um ensaio individual, com apresentações/simulações/jogos.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.0 h/semana

126.0 h/semestre

Objectivos

Compreensão das problemáticas e dos desafios que existem na relação entre Smart City, Smart People e Smart Governance. Capacidade de desenvolvimento de soluções práticas ao nível da organização institucional (smart administration, do processo de tomada de decisão (smart decision-making procedures), das abordagens colaborativas (smart collaboration) e do empoderamento das populações locais (Smart Urban Communities).

Programa

1. Os pilares: Os conceitos; Os stakeholders; As mudanças tecnológicas, urbanas e sociais; A sociedade em rede; Privacidade, segurança e ética; Transparência e interesse colectivo. 2. Administração Smart >> E-government: Os canais de ligação; Radar: Auscultação dos utilizadores; Repositórios de soluções; Liderança; Open-data e governança; Planeamento estratégico. 3. Processos decisórios inteligentes e colaborativos >> Participação pública: técnicas, metodologias e processos colaborativos e a sua relação com a tecnologia; Casos de estudo de boas práticas. 4. Cidadania Smart: Redes de comunidades locais, envolvimento e tecnologias associadas; Co-criação sociourbana; Economia partilhada. 5. Governança da cidade do futuro >> Exploração e reflexão de como novos modelos de governança, comportamentos e tecnologias emergentes poderão contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades urbanas.

Metodologia de avaliação

A avaliação será feita com recursos a dois trabalhos. Um dos trabalhos seria coletivo, e outro, um ensaio individual, com apresentações/simulações/jogos.

Pré-requisitos

N/A

Componente Laboratorial

N/A

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

N/A

Componente de Competências Transversais

Desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação); e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Bibliografia

Principal

An investigation of IBM's Smarter Cities Challenge: What do participating cities want? Cities

Alizadeh T.

2017

Vol 63, pp 70-80


Collaborative approach for conflict management: A Portuguese case study

Almeida J, Nunes da Silva F & Costa C

2018

Land Use Policy 75, 166-179.


Collaborative platforms as a governance strategy

Ansell, C & Gash, A

2017

Journal of Public Administration Research and Theory, 28(1), 16-32


Smart cities and urban data platforms: Designing interfaces for smart governance

Barns S

2018

City, culture and society, 12:5-12


Towards a multi-actor theory of public value co-creation

Bryson J, Sancino A, Benington J & Sørensen E

2017

Public Management Review, 19(5), 640-654


Smart Governance For Sustainable Cities: Findings from a Systematic Literature

Tomor Z et al.

2019

Review. J. Urban Technology, 26:4, 3-27