Disciplina
Risco e Decisão em Transportes
Área
Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais > Modelação de Sistemas e Computação
Activa nos planos curriculares
MST 2021 > MST 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum > Risco e Decisão em Transportes
Nível
A avaliação abarca dois componentes: i) Trabalhos de casa (casos de estudo) + apresentações e discussão em sala de aula, com um peso de 50% na nota final; ii) Exame escrito, com um peso de 50%.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.75 h/semana
59.5 h/semestre
Objectivos
- Desenvolver familiarização e compreensão crítica dos conceitos centrais e ferramentas de apoio para apoiar a tomada de decisões face à incerteza/risco e aos diferentes sistemas de valor resultantes de múltiplos objectivos e/ou múltiplos actores/intervenientes - Desenvolver uma compreensão informada dos quadros metodológicos para a estruturação de problemas de decisão, modelação de preferências e escolha, juntamente com as suas características, técnicas, ferramentas e aplicabilidade - Desenvolver a capacidade de relacionar conceitos com a prática e competências para modelar problemas reais de uma forma estruturada que suporte a tomada racional de decisões.
Programa
Paradigmas no apoio à decisão envolvendo incerteza/risco, múltiplos objetivos/atributos e múltiplos atores/intervenientes. Fontes de incerteza, análise de dados e modelação da incerteza. Revisão de conceitos básicos de probabilidades, variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade; valores experados e extremos. Metodologias de análise e gestão do risco: apreciação do risco (identificação, análise e avaliação); tratamento do risco. Metodologias de apoio à decisão sob incerteza e risco: atitudes face ao risco, modelação de preferências e teoria da utilidade. Valor da informação e análise Bayes. Árvores de decisão e diagramas de influência. Metodologias multicritério: estruturação de problemas; avaliação local e modelação de preferências parciais; avaliação global com modelos aditivos; análises de sensibilidade e robustez; abordagens não compensatórias para avaliação global e métodos de subordinação (outranking).
Metodologia de avaliação
A avaliação abarca dois componentes: i) Trabalhos de casa (casos de estudo) + apresentações e discussão em sala de aula, com um peso de 50% na nota final; ii) Exame escrito, com um peso de 50%.
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de probabilidades e estatística.
Componente Laboratorial
n/a
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
n/a
Componente de Competências Transversais
Esta UC, particularmente na componente de trabalho de casa (pequenos casos de estudo) mas também nas abordagens à formulação e resolução de problemas nas aulas e exame final, deverá contribuir para o desenvolvimento de competências transversais em “Pensamento Crítico e Inovador” (particularmente no que respeita a abordagens estruturadas e inovadoras à resolução de problemas, mas também de pensamento estratégico (na formulação de problemas), pensamento crítico (nomeadamente na análise de resultados) e criatividade), “Competências Interpessoais” (comunicação oral e escrita), “Competências Intrapessoais” (produtividade e gestão do tempo, gestão do stress, pro-atividade e iniciativa) e “Literacia da Informação e dos Media” (utilização de ferramentas informáticas na ótica do utilizador, estruturação e formatação de documentos/relatórios). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 15%.
Bibliografia
Principal
Risk analysis in engineering and economics
Probability, statistics and decision for civil engineers
J. R. Benjamin and C. A. Cornell
Making hard decisions with Decision Tools
Robert T. Clemen and Terence Reilly
Decision analysis for management judgment
Paul Goodwin and George Wright
Multiple criteria decision analysis: an integrated approach
Valerie Belton and Theodor J. Stewart
Value-focused thinking: a path to creative decision making