Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais > Modelação de Sistemas e Computação

Activa nos planos curriculares

MST 2021 > MST 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum > Risco e Decisão em Transportes

Nível

A avaliação abarca dois componentes: i) Trabalhos de casa (casos de estudo) + apresentações e discussão em sala de aula, com um peso de 50% na nota final; ii) Exame escrito, com um peso de 50%.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.75 h/semana

59.5 h/semestre

Objectivos

- Desenvolver familiarização e compreensão crítica dos conceitos centrais e ferramentas de apoio para apoiar a tomada de decisões face à incerteza/risco e aos diferentes sistemas de valor resultantes de múltiplos objectivos e/ou múltiplos actores/intervenientes - Desenvolver uma compreensão informada dos quadros metodológicos para a estruturação de problemas de decisão, modelação de preferências e escolha, juntamente com as suas características, técnicas, ferramentas e aplicabilidade - Desenvolver a capacidade de relacionar conceitos com a prática e competências para modelar problemas reais de uma forma estruturada que suporte a tomada racional de decisões.

Programa

Paradigmas no apoio à decisão envolvendo incerteza/risco, múltiplos objetivos/atributos e múltiplos atores/intervenientes. Fontes de incerteza, análise de dados e modelação da incerteza. Revisão de conceitos básicos de probabilidades, variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade; valores experados e extremos. Metodologias de análise e gestão do risco: apreciação do risco (identificação, análise e avaliação); tratamento do risco. Metodologias de apoio à decisão sob incerteza e risco: atitudes face ao risco, modelação de preferências e teoria da utilidade. Valor da informação e análise Bayes. Árvores de decisão e diagramas de influência. Metodologias multicritério: estruturação de problemas; avaliação local e modelação de preferências parciais; avaliação global com modelos aditivos; análises de sensibilidade e robustez; abordagens não compensatórias para avaliação global e métodos de subordinação (outranking).

Metodologia de avaliação

A avaliação abarca dois componentes: i) Trabalhos de casa (casos de estudo) + apresentações e discussão em sala de aula, com um peso de 50% na nota final; ii) Exame escrito, com um peso de 50%.

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de probabilidades e estatística.

Componente Laboratorial

n/a

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

n/a

Componente de Competências Transversais

Esta UC, particularmente na componente de trabalho de casa (pequenos casos de estudo) mas também nas abordagens à formulação e resolução de problemas nas aulas e exame final, deverá contribuir para o desenvolvimento de competências transversais em “Pensamento Crítico e Inovador” (particularmente no que respeita a abordagens estruturadas e inovadoras à resolução de problemas, mas também de pensamento estratégico (na formulação de problemas), pensamento crítico (nomeadamente na análise de resultados) e criatividade), “Competências Interpessoais” (comunicação oral e escrita), “Competências Intrapessoais” (produtividade e gestão do tempo, gestão do stress, pro-atividade e iniciativa) e “Literacia da Informação e dos Media” (utilização de ferramentas informáticas na ótica do utilizador, estruturação e formatação de documentos/relatórios). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 15%.

Bibliografia

Principal

Risk analysis in engineering and economics

Bilal M. Ayyub

2003

Chapman & Hall


Probability, statistics and decision for civil engineers

J. R. Benjamin and C. A. Cornell

1970

McGraw-Hill


Making hard decisions with Decision Tools

Robert T. Clemen and Terence Reilly

2001

Duxbury/Thomson Learning


Decision analysis for management judgment

Paul Goodwin and George Wright

1998

Wiley


Multiple criteria decision analysis: an integrated approach

Valerie Belton and Theodor J. Stewart

2002

Kluwer Academic Publishers


Value-focused thinking: a path to creative decision making

Ralph L. Keeney

1992

Harvard University Press