Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais > Planeamento e Políticas de Transportes

Activa nos planos curriculares

MST 2021 > MST 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum > Economia e Financiamento de Sistemas de Transporte

Nível

1. Avaliação contínua: Dois trabalhos (T) Participação nas aulas e discussão dos trabalhos (D) 2. Exame Final (EF): Exame individual que abrange todo o conteúdo do curso e tem a duração de 2 horas. 3. Nota final (FG): FG = 40% x T + 20% x D + 40% x EF

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Conhecer os factores subjacentes ao papel da economia de transportes e dos mecanismos de preços no desempenho dos sistemas de transportes Entender o âmbito dos mecanismos de preços e da regulação no funcionamento dos mercados de transportes Entender os impactos sócio económicos dos investimentos em infra-estructuras. Dominar os instrumentos de análise económica aplicados aos sistemas de transportes

Programa

1. Conceitos básicos de microeconomia e a sua relação com a macroeconomia e mercados de transporte 2. Análise da procura: teoria do consumidor, elasticidades, segmentação de mercados A mobilidade como bem conjugado, efeito deste atributo no estudo da procura. 3. Análise da oferta: Custos e funções de produção. As “industrias em rede” e as suas propriedades. 4. Estrutura de mercados e regulação económica nas infra-estruturas e nos serviços 5. Estratégias de preço 6. Economia da logística 7. Impacto sócio económico dos transportes 8. Externalidades nos transportes 9.Decisões de investimento O investimento infra-estrutural, a sua natureza discreta e os seus efeitos de monopólio natural e de distorção do território 10. Financiamento de Transportes 11. Transportes e desenvolvimento económico 12. Regulação económica dos sistemas de transportes

Metodologia de avaliação

1. Avaliação contínua: Dois trabalhos (T) Participação nas aulas e discussão dos trabalhos (D) 2. Exame Final (EF): Exame individual que abrange todo o conteúdo do curso e tem a duração de 2 horas. 3. Nota final (FG): FG = 40% x T + 20% x D + 40% x EF

Pré-requisitos

Os alunos devem ter conhecimentos básicos de microeconomia

Componente Laboratorial

Não se aplica

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Não se aplica

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, no desenvolvimento do projeto; e Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) no desenvolvimento do projeto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 40%.

Bibliografia

Principal

Intermodal Freight Transportation

Reis V., Macário R.

2019

ISBN ISBN-13: 978-0128144640, published by Elsevier


Competition among European airlines: pricing strategies, yields and profits, in Cullimane K. (Editor)

Macário R., Meersman, H, Van de Voorde E.

2019

Airline Economics, ISBN:9781789732825


Finding an institutional evolutionary maturity concept: an exploratory analysis for European experience in PPPs, Chapter 3, Part 1, in Roumboutsos A., “Public Private Partnership in Transport: trends and theory Transport Economics (2010)

Oliveira M., Costa J., Ribeiro J., Macário R.

2015

Kenneth Button, Edward Elgar Publishing Limited


Transport Economics (3rd Edition)

Blauwens G., De Baere P., Van de Voorde E.

2008

Informa


Intermediate Microeconomics: A Modern Approach, 7th Edition

Hal Varian

2006

ISBN 039392862- - Benefit Cost Analysis (2003), Financial and Economic Appraisal using Spreadshests, Harry Campbell and Richard Brown, Cambridge University Press