Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais > Planeamento e Políticas de Transportes

Activa nos planos curriculares

MST 2021 > MST 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Área de Especialização > Políticas e Planeamento de Sistemas de Transportes > Políticas e Instituições do Sistema de Transportes

Nível

1. Avaliação contínua: Dois trabalhos (T) Participação nas aulas e discussão dos trabalhos (D) 2. Exame Final (EF): Exame individual que abrange todo o conteúdo do curso e tem a duração de 2 horas 3. Nota final (FG): FG = 40% x T + 20% x D + 40% x EF

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Compreender o processo de construção e desenvolvimento das politicas publicas de transportes, análise de politicas, principais fatores influentes, estabelecimento da agenda politica, desenho e implementação de politicas; Dominar as técnicas de análise politica, incluindo aceitabilidade publica Conhecer of fatores que contribuem para um bom desenho institucional

Programa

1. Conceitos de politicas publicas, disputa politica e analise politica 2. Necessidade e factores influentes das politicas e tecnicas comparativas de analise politica 3. Processos politicos, avaliação e desenho 4. Resolução de conflitos 5. Concepção de politicas para a sustentabilidade 6. Politicas Europeias de Transportes e Redes de Transportes (TEM-T) 7. Valores ambientais nas politicas de transportes 8. Politicas especificas dos diferentes modos de transportes

Metodologia de avaliação

1. Avaliação contínua: Dois trabalhos (T) Participação nas aulas e discussão dos trabalhos (D) 2. Exame Final (EF): Exame individual que abrange todo o conteúdo do curso e tem a duração de 2 horas 3. Nota final (FG): FG = 40% x T + 20% x D + 40% x EF

Pré-requisitos

Os alunos devem ter sido expostos a mecanismos de pensamento sistémico

Componente Laboratorial

Não se aplica

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Não se aplica

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, no desenvolvimento do projeto; e Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) no desenvolvimento do projeto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 40%.

Bibliografia

Principal

An Introduction to the Policy Process: Theories, concepts, and Models of Public Policy Making

Birkland T.A.

2005

M.E. Sharpe, Armonk, NY


Market and Government Failures in Transportation, in Handbook of Transport Strategy, Policy and Institutions

Button K.J.

2005

Button K.J. and Hensher D.A. (Eds), Elsevier


The Theory of Institutional Design

Goodin R.E., Ed.

1996

The Press Syndicate of the University of Cambridge


Implementing Public Policy: Governance in Theory and Practice

Hill M. and Hupe P

2002

Sage Publ.


Agendas, Alternatives and Public Policies (second edition)

Kingdon J.W.

2003

Longman


Access as a social good and as an economic good: is there a need of paradigm shift ?", in Sclar E, Lonnroth M., Wolmar C. (Editors), “Urban Access for the 21st Century: Finance and governance models for transport infrastructure

Macário R.

2014

Routledge, ISBN 978-0-415-72049-6


Managing Urban Mobility Systems

Macário R.

2011

ISBN 9780857246110