Disciplina
Políticas e Instituições do Sistema de Transportes
Área
Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais > Planeamento e Políticas de Transportes
Activa nos planos curriculares
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Nível
1. Avaliação contínua: Dois trabalhos (T) Participação nas aulas e discussão dos trabalhos (D) 2. Exame Final (EF): Exame individual que abrange todo o conteúdo do curso e tem a duração de 2 horas 3. Nota final (FG): FG = 40% x T + 20% x D + 40% x EF
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
3.5 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
Compreender o processo de construção e desenvolvimento das politicas publicas de transportes, análise de politicas, principais fatores influentes, estabelecimento da agenda politica, desenho e implementação de politicas; Dominar as técnicas de análise politica, incluindo aceitabilidade publica Conhecer of fatores que contribuem para um bom desenho institucional
Programa
1. Conceitos de politicas publicas, disputa politica e analise politica 2. Necessidade e factores influentes das politicas e tecnicas comparativas de analise politica 3. Processos politicos, avaliação e desenho 4. Resolução de conflitos 5. Concepção de politicas para a sustentabilidade 6. Politicas Europeias de Transportes e Redes de Transportes (TEM-T) 7. Valores ambientais nas politicas de transportes 8. Politicas especificas dos diferentes modos de transportes
Metodologia de avaliação
1. Avaliação contínua: Dois trabalhos (T) Participação nas aulas e discussão dos trabalhos (D) 2. Exame Final (EF): Exame individual que abrange todo o conteúdo do curso e tem a duração de 2 horas 3. Nota final (FG): FG = 40% x T + 20% x D + 40% x EF
Pré-requisitos
Os alunos devem ter sido expostos a mecanismos de pensamento sistémico
Componente Laboratorial
Não se aplica
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Não se aplica
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, no desenvolvimento do projeto; e Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação) no desenvolvimento do projeto. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 40%.
Bibliografia
Principal
An Introduction to the Policy Process: Theories, concepts, and Models of Public Policy Making
Button K.J. and Hensher D.A. (Eds), Elsevier
The Theory of Institutional Design
The Press Syndicate of the University of Cambridge
Implementing Public Policy: Governance in Theory and Practice
Agendas, Alternatives and Public Policies (second edition)
Routledge, ISBN 978-0-415-72049-6
Managing Urban Mobility Systems