Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais > Planeamento Regional e Urbano

Activa nos planos curriculares

AFA_CMA-Eng > AFA_CMA-Eng > 1º Ciclo > Área Principal > Ramo Aeródromos > Fundamentos de Planeamento Territorial

MEC 2016 > MEC 2016 > 1º Ciclo > Fundamentos de Planeamento Territorial

MA 2021 > MA 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Fundamentos de Planeamento Territorial

MOTU 2017 > MOTU 2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Fundamentos de Planeamento Territorial

GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Fundamentos para Engenharia do Ambiente > Fundamentos de Planeamento Territorial

Min-EG 2022 > Min-EG 2022 > Smart Cities > Fundamentos de Planeamento Territorial

LEC 2021 > LEC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Unidades Curriculares de 2º Ano > Fundamentos de Planeamento Territorial

LEAmb 2021 > LEAmb 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Fundamentos de Planeamento Territorial

MEAmbi 2008 > MEAmbi 2008 > 1º Ciclo > Ciências de Engenharia > Fundamentos de Planeamento Territorial

MA 2006 > MA 2006 > 2º Ciclo > Tecnologia da Arquitectura > Ambiente e Urbanismo > Fundamentos de Planeamento Territorial

MUOT 2009 > MUOT 2009 > 2º Ciclo > Fundamentos de Planeamento Territorial

Nível

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

4.0 h/semana

112.0 h/semestre

Objectivos

No final do semestre os alunos deverão ter adquiridos os conceitos, métodos e técnicas fundamentais que lhes permitam saber fazer uma leitura e compreensão dos diversos tipos de territórios, bem como entenderem os processos de transformação e evolução numa perspetiva de planeamento e gestão integrados do território. Será dada especial atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aos grandes desafios e processos de transformação e resiliência territorial, determinados pelas alterações climáticas, pela transformação energética e descarbonização, dinâmicas demográficas, atendendo ainda a aspetos fundamentais da administração e economia territorial e da valoração e equidade ambiental e social do território. Os alunos deverão saber reconhecer os Instrumentos de Gestão do Território no quadro do sistema territorial, bem como os processos e funções associados às suas diferentes escalas, o sistema de propriedade e registo cadastral, identificar os principais elementos da estrutura biofísica do território, bem como saber desenvolver projeções demográficas e aplicar métricas territoriais.

Programa

O Planeamento Territorial, desafios globais e objetivos de desenvolvimento sustentável. Agenda Territorial 2030. Conceitos fundamentais em FPT: Território e escala, Sistema, Urbano vs Rural, Uso do solo, Mercado e Regulação, Políticas e Estratégia, Planos, Programas e Projetos, Avaliação Ambiental, Monitorização, Participação pública. Estrutura biofísica do território. Infraestruturas verdes e serviços dos ecossistemas. Métricas territoriais e ambientais. Solo, propriedade, direitos e deveres. Registo cadastral (predial, tributário, geométrico). Processos de reestruturação da propriedade rústica e urbana (parcelamento e emparcelamento). Espaço público e privado. Morfologia urbana. As métricas da cidade e do espaço público. Índices e parâmetros urbanísticos. Programação de equipamentos e infraestruturas. Demografia - Variação temporal e espacial da população, indicadores demográficos, projeções. Mobilidade e acessibilidade. Transição energética e descarbonização. Economia do território. Economia circular e equidade, territórios de baixa densidade. Competências e financiamento municipal. Ocupação territorial. Recuperação e reabilitação de territórios sob pressão, complexos e sensíveis (zonas costeiras, bacias hidrográficas, áreas naturais, áreas urbanas degradadas, áreas urbanas de génese ilegal, áreas industriais e pós-industrial). Sistema e Instrumentos de Gestão Territorial (IGT) (nacional, especial, regional, municipal e urbano). Integração e síntese: Sistemas territoriais; Governança - escalas de decisão; conflitos e conciliação de interesses; territórios resilientes.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Para a realização dos execícios os alunos são convidados a utilizar abordagens SIG, usando para o efeito software disponível. Para o desenvolvimento e exploração dos modelos de projeção demográfica os alunos terão que a uilizar folhas de cálculo.

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em cidadania global e pensamento crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, ao longo do desenvolvimento dos trabalhos práticos. A percentagem de avaliação associada a essas competências será da ordem dos 6%.

Bibliografia

Principal

Planeamento Regional e Urbano

LOBO, M. L. Costa

1999

Universidade Aberta, Lisboa


Morfologia Urbana e Desenho da Cidade

LAMAS, José R. G.

2000

Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª Ed., Lisboa


As Origens da Urbanística Moderna

BENEVOLO, Leonardo

1981

Colecção Dimensões, Editorial Presença


Planeamento Urbano Sustentável

AMADO, Pires A.

2005

Colecção Pensar Arquitectura, Caleidoscópio; ISBN 972 8801-74 -2


Métodos e técnicas para o desenvolvimento urbano sustentável

Nunes da Silva, F et al

2009

CESUR, Coleção Expoentes. Lisboa: Parque Expo. ISBN 978-972-8106-50-8.


Urban and Regional Planning

HALL, Peter

2002

Routledge, ISBN 0-415-21777-6


Town and Country Planning

HALL, Peter

BlackWell Publishing


Cities of Tomorrow

HALL, Peter

2002

BlackWell Publishing, ISBN 0-831-23252-4


The New Science of Cities

BATTY, Michael

2013

MIT Press, ISBN: 9780262019521