Disciplina
Fundamentos de Planeamento Territorial
Área
Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais > Planeamento Regional e Urbano
Activa nos planos curriculares
AFA_CMA-Eng > AFA_CMA-Eng > 1º Ciclo > Área Principal > Ramo Aeródromos > Fundamentos de Planeamento Territorial
MEC 2016 > MEC 2016 > 1º Ciclo > Fundamentos de Planeamento Territorial
MA 2021 > MA 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Fundamentos de Planeamento Territorial
MOTU 2017 > MOTU 2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Fundamentos de Planeamento Territorial
GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Fundamentos para Engenharia do Ambiente > Fundamentos de Planeamento Territorial
Min-EG 2022 > Min-EG 2022 > Smart Cities > Fundamentos de Planeamento Territorial
LEC 2021 > LEC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Unidades Curriculares de 2º Ano > Fundamentos de Planeamento Territorial
LEAmb 2021 > LEAmb 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Fundamentos de Planeamento Territorial
MEAmbi 2008 > MEAmbi 2008 > 1º Ciclo > Ciências de Engenharia > Fundamentos de Planeamento Territorial
MA 2006 > MA 2006 > 2º Ciclo > Tecnologia da Arquitectura > Ambiente e Urbanismo > Fundamentos de Planeamento Territorial
MUOT 2009 > MUOT 2009 > 2º Ciclo > Fundamentos de Planeamento Territorial
Nível
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
4.0 h/semana
112.0 h/semestre
Objectivos
No final do semestre os alunos deverão ter adquiridos os conceitos, métodos e técnicas fundamentais que lhes permitam saber fazer uma leitura e compreensão dos diversos tipos de territórios, bem como entenderem os processos de transformação e evolução numa perspetiva de planeamento e gestão integrados do território. Será dada especial atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e aos grandes desafios e processos de transformação e resiliência territorial, determinados pelas alterações climáticas, pela transformação energética e descarbonização, dinâmicas demográficas, atendendo ainda a aspetos fundamentais da administração e economia territorial e da valoração e equidade ambiental e social do território. Os alunos deverão saber reconhecer os Instrumentos de Gestão do Território no quadro do sistema territorial, bem como os processos e funções associados às suas diferentes escalas, o sistema de propriedade e registo cadastral, identificar os principais elementos da estrutura biofísica do território, bem como saber desenvolver projeções demográficas e aplicar métricas territoriais.
Programa
O Planeamento Territorial, desafios globais e objetivos de desenvolvimento sustentável. Agenda Territorial 2030. Conceitos fundamentais em FPT: Território e escala, Sistema, Urbano vs Rural, Uso do solo, Mercado e Regulação, Políticas e Estratégia, Planos, Programas e Projetos, Avaliação Ambiental, Monitorização, Participação pública. Estrutura biofísica do território. Infraestruturas verdes e serviços dos ecossistemas. Métricas territoriais e ambientais. Solo, propriedade, direitos e deveres. Registo cadastral (predial, tributário, geométrico). Processos de reestruturação da propriedade rústica e urbana (parcelamento e emparcelamento). Espaço público e privado. Morfologia urbana. As métricas da cidade e do espaço público. Índices e parâmetros urbanísticos. Programação de equipamentos e infraestruturas. Demografia - Variação temporal e espacial da população, indicadores demográficos, projeções. Mobilidade e acessibilidade. Transição energética e descarbonização. Economia do território. Economia circular e equidade, territórios de baixa densidade. Competências e financiamento municipal. Ocupação territorial. Recuperação e reabilitação de territórios sob pressão, complexos e sensíveis (zonas costeiras, bacias hidrográficas, áreas naturais, áreas urbanas degradadas, áreas urbanas de génese ilegal, áreas industriais e pós-industrial). Sistema e Instrumentos de Gestão Territorial (IGT) (nacional, especial, regional, municipal e urbano). Integração e síntese: Sistemas territoriais; Governança - escalas de decisão; conflitos e conciliação de interesses; territórios resilientes.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Para a realização dos execícios os alunos são convidados a utilizar abordagens SIG, usando para o efeito software disponível. Para o desenvolvimento e exploração dos modelos de projeção demográfica os alunos terão que a uilizar folhas de cálculo.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em cidadania global e pensamento crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, ao longo do desenvolvimento dos trabalhos práticos. A percentagem de avaliação associada a essas competências será da ordem dos 6%.
Bibliografia
Principal
Morfologia Urbana e Desenho da Cidade
Fundação Calouste Gulbenkian, 2ª Ed., Lisboa
As Origens da Urbanística Moderna
Colecção Dimensões, Editorial Presença
Planeamento Urbano Sustentável
Colecção Pensar Arquitectura, Caleidoscópio; ISBN 972 8801-74 -2
Métodos e técnicas para o desenvolvimento urbano sustentável
CESUR, Coleção Expoentes. Lisboa: Parque Expo. ISBN 978-972-8106-50-8.
BlackWell Publishing, ISBN 0-831-23252-4
MIT Press, ISBN: 9780262019521