Disciplina

Área

Área Científica de Construção > Organização e Gestão da Construção

Activa nos planos curriculares

MEC 2016 > MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Construção > Opções - Construção > Planeamento e Controlo na Construção

MEC 2021 > MEC 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Áreas de Especialização > Especialização em Construção > Planeamento e Controlo na Construção

Nível

70% de avaliação contínua e 30% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

3.5 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

Fornecer aos alunos os conhecimentos principais sobre o planeamento do tempo e recursos e o controlo do binómio custo-prazo durante a execução de empreendimentos de construção.

Programa

Planeamento de prazos da construção (objetivos, modelos, representação gráfica; etapas e técnicas de calendarização de empreendimentos e obras; método do caminho crítico); Planeamento de recursos (categorias de recursos básicos das operações de construção; identificação, estimativa, alocação e optimização dos recursos em empreendimentos e obras de construção); Relação entre custo e tempo e viabilidade financeira de soluções alternativas; Controlo de desvios em empreendimentos de construção (medição do progresso e categorização dos desvios: prazos, recursos, custos).

Metodologia de avaliação

70% de avaliação contínua e 30% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

UC de Organização e Gestão de Obras I ou II

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Componente de Competências Transversais

UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e miniprojeto; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação nas apresentações e trabalho de grupo), e literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media, nas apresentações e trabalho de grupo). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 10%.

Bibliografia

Principal

Planeamento na Construção

Almeida, N.M. e Sousa, V.

Documento de apoio à disciplina com atualização anual


Construction Project Scheduling and Control

Saleh Mubarak

2010

John Wiley & Sons, Inc,


A Handbook for Construction Planning and Scheduling

Andrew Baldwin and David Bordoli

Wiley Blackwell


Project Management Institute

PMBOK

2008

USA


Practice Standard for Earned Value Management

Project Management Institute

2005

USA


Practice Standard for Work Breakdown Structures

Project Management Institute

2006

USA