Disciplina

Área

Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais > Planeamento e Políticas de Transportes

Activa nos planos curriculares

MEGE > MEGE > 2º Ciclo > Formação em Armazenamento de Energia > Formação Complementar a Armazenamento de Energia > Opção > (Mege) - Gestão da Mobilidade Urbana

Nível

A avaliação será feita através de dois elementos: um exame escrito (E) e apresentação de resolução de problemas em seminários (S) tendo por base trabalhos em grupos, constituídos por dois a três alunos. A resolução de problemas tem que ser apresentada e discutida (D) em seminário. Após a discussão ao alunos entregam um relatório de síntese (R). A avaliação final é dada por AF = 0,4E+0,6S , sendo S = 0,75R+0,25D

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.5 h/semana

77.0 h/semestre

Objectivos

A partir da consciencialização sobre as evoluções rápidas que vêm ocorrendo no modo de vida urbano, pretende-se dotar os alunos dos conhecimentos sobre os factores dominantes dos requisitos da mobilidade urbana e sobre as soluções técnicas existentes para os atender, e das competências para compreender os mecanismos de decisão dos cidadãos e as soluções organizadas pelo lado da oferta, e para formular a abordagem a problemas concretos, e configurar instrumentos de intervenção para a gestão da mobilidade.

Programa

1. Complexidade e elementos do sistema da mobilidade urbana 2. Características da mobilidade urbana e principais factores da procura. 3. Contributos dos vários modos face aos múltiplos objectivos e restrições sociais, em particular a sustentabilidade do ambiente urbano 4. e 5. Características técnicas e funcionais dos vários modos (Privados e Públicos) 6. Principais custos na produção e modelos organizativos nos Transporte Públicos 7. Intermodalidade e interfaces 8. Soluções técnicas e organizacionais Emergentes. Situações de utilização preferencial de cada modo ou combinação de modos 9. O papel das autoridades. Formas de contratação dos serviços 10. Factores de qualidade e modelos para a sua monitorização. Sistemas de informação para gestão 11. Os Sistemas Inteligentes de Transportes como instrumentos de maior eficiência e qualidade. Frentes de desenvolvimento e modelos de negócio associados 12. e 13. O papel dos sistemas de preços na Mobilidade Urbana e as soluções existentes e emergentes. Financiamento das redes de transportes públicos e do sistema de mobilidade urbana em geral. Possíveis fontes e justificação para o seu envolvimento. 14. Organização, desenho institucional e gestão do sistema de mobilidade urbana

Metodologia de avaliação

A avaliação será feita através de dois elementos: um exame escrito (E) e apresentação de resolução de problemas em seminários (S) tendo por base trabalhos em grupos, constituídos por dois a três alunos. A resolução de problemas tem que ser apresentada e discutida (D) em seminário. Após a discussão ao alunos entregam um relatório de síntese (R). A avaliação final é dada por AF = 0,4E+0,6S , sendo S = 0,75R+0,25D

Pré-requisitos

Componente Laboratorial

Princípios Éticos

Componente de Programação e Computação

Componente de Competências Transversais

Bibliografia

Principal

Urban Transit - Operations Planning and Economics

Vuchan Vuchic

2005

ISBN - 0-471-63265-1


Quality management in urban mobility systems: an integrated approach

Rosário Macário

2005

s.r.


Interpretação das Principais Cadeias de Viagens

Pedro Santos

1994

Tese submetida para obtenção do grau de mestre em transportes, UTL


Transport an economics and management perspective

David Hensher, Ann Brewer

2001

ISBN -0-19-877641-1


Plano de Mobilidade de Lisboa

Câmara Municipal de Lisboa

2005

s.r.