Disciplina
Engenharia Civil e Sustentabilidade Ambiental
Área
Competências Transversais > Competências Transversais
Activa nos planos curriculares
AFA_CMA-Eng > AFA_CMA-Eng > 1º Ciclo > Área Principal > Ramo Aeródromos > Engenharia Civil e Sustentabilidade Ambiental
LEC 2021 > LEC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Unidades Curriculares de 1º Ano > Engenharia Civil e Sustentabilidade Ambiental
Nível
100% de avaliação contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.0 h/semana
56.0 h/semestre
Objectivos
Dar uma perspectiva geral da Engenharia Civil sob os pontos de vista tecnológico e histórico. Sensibilizar os discentes para o âmbito dos desafios profissionais da Engenharia Civil e da sua relação com o Ambiente, ajudando a criar uma concepção clara do que é este ramo da Engenharia, quais as suas áreas de intervenção, a sua importância no desenvolvimento científico, bem como o seu impacte ambiental e socioeconómico, principais desafios e oportunidades de sustentabilidade ambiental nas competências de engenharia civil. Desenvolver ou reforçar nos estudantes competências de gestão do tempo, trabalho em equipa e de comunicação (escrita e oral). A importância dessas competências é fortemente valorizada pelo mercado de trabalho, e faz parte das competências essenciais a um engenheiro civil.
Programa
A UC está organizada em dois tipos de aulas: Seminários e aulas práticas. Nas aulas de seminários incluem seminários sobre a evolução histórica das construções; sobre o contexto profissional com convidados da indústria; visitas ao LNEC e aos laboratórios do DECivil; são abordados os desafios e oportunidades que se colocam à engenharia civil decorrentes da procura da sustentabilidade ambiental e apresenta-se as potenciais estratégias e soluções. As aulas práticas abordam a gestão do tempo e organização do estudo; trabalho em equipa; expressão escrita; expressão oral. É também nas aulas práticas que se realiza o acompanhamento dos trabalhos para preparação do relatório escrito e da apresentação oral.
Metodologia de avaliação
100% de avaliação contínua
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas; Competências Intrapessoais (comunicação, organizacional, autodisciplina, perseverança, auto-motivação no estudo das matérias e resolução de problemas) e Literacia da Informação e dos Media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos elementos de estudo e outra bibliografia). A UC dá particular atenção à cidadania global, responsabilidade social e cívica e a sua aplicação na procura da sustentabilidade ambiental. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 60%.
Bibliografia
Principal
Apontamentos temáticos coligidos pelos vários Professores e disponibilizados via Web