Disciplina

Área

Engenharia Sustentável de Georrecursos > Engenharia Sustentável de Georrecursos

Activa nos planos curriculares

MEGM 2021 > MEGM 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Obrigatórias > Geologia Mineira

Nível

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.0 h/semana

1.5 h/semana

0.5 h/semana

126.0 h/semestre

Objectivos

Durante esta Unidade Curricular (UC), o aluno adquirirá conhecimentos fundamentais sobre a interação entre as disciplinas de geologia e engenharia de minas, abrangendo a geologia de engenharia, a geologia estrutural, a geotecnia e a geoquímica e geofísica aplicadas no decorrer das operações mineiras em curso. No final desta UC, o aluno terá adquirido conhecimentos e as capacidades necessárias para interagir na interface entre a geologia e a engenharia. O aluno deverá ser capaz de: i) assegurar a segurança das operações em curso; ii) manter a produção e iii) controlar os custos. As competências mais relevantes estão relacionadas com a capacidade do aluno em adquirir, registar e apresentar os dados geológicos, durante as operações mineiras em curso. O aluno poderá assim aumentar a eficiência da exploração dos recursos mineiros, contribuindo desta forma para o desenvolvimento sustentável.

Programa

Geologia mineira como área especializada das ciências geológicas aplicadas como suporte das operações mineiras e da avaliação de projetos mineiros em tempo real. Técnicas de perfuração e registo de logging. Monitorização geológica e geomecânica. Amostragem de desmontes mineiros: técnicas mais comuns usadas para delinear corpos mineralizados e para controle de teor para avaliação de recursos. Melhores métodos de avaliação química função do tipo de minério a ser explorado. Técnicas de mapeamento para caracterização dos limites dos corpos de minério. Técnicas geofísicas para auxiliar no planeamento da mina e na tomada de decisão nas operacões de exploração. Casos de estudo de operações mineiras (problemas e soluções). Elaboração do relatório Recurso / Reserva, a ser apresentado na Bolsa de Valores. Protocolos internacionais para declaração de recursos e reservas (JORC- Austrália; NI 43-101-Canadá; etc.). Procedimentos para implementação técnicas para garantia e controlo de qualidade.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Conceitos de Mineralogia, Petrologia, Geologia Aplicada, Geoquimica, Geofísica e Recursos Minerais.

Componente Laboratorial

Desenvolvimento de um projeto ao longo das semanas de aulas, suportado por software comercial (por exemplo, Promine, Deswik)

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

O software a ser usado permitirá criar e visualizar os locais de amostragem (de chip e canal) diretamente num modelo de mina, registar as características geológicas e integrar dados de fontes externas.

Componente de Competências Transversais

Desenvolvimento de trabalho de equipa e competências de comunicação através das apresentações orais. (10%)

Bibliografia

Principal

UC Geology Mining Support Sheets, Sheet Section

IST


Mining Geology

McKinstry, H.E.

1948

Prentice-Hall, New York


Applied Mining Geology

Abzalov, M.

2016

Springer International Publishing, Switzerland


Geological Methods in Mineral Exploration and Mining

Marjoribanks, R.

2010

Springer-Verlag, Berlin