Disciplina
Fundamentos de Mecânica dos Solos
Área
Área Científica de Geotecnia > Mecânica dos Solos
Activa nos planos curriculares
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Nível
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
1.28 h/semana
0.22 h/semana
119.0 h/semestre
Objectivos
O aluno ficará a compreender a mecânica aplicável aos solos como sendo meios porosos deformáveis e os conceitos em que se baseia.
Programa
A mecânica dos solos na Engenharia Civil e na Geotecnia. Génese de solos. Identificação e classificação de solos. Limites de consistência. Relação entre fases num solo. Tensão no terreno e na água dos poros. Tensões efectivas. Movimento da água no terreno. Escoamento permanente bidimensional em meios porosos. Principais ensaios de laboratório para a caracterização mecânica e hidráulica de solos. Ensaio edométrico e compressibilidade elastoplástica. Consolidação hidrodinâmica de solos e evolução dos assentamentos no tempo. Ensaio triaxial e resistência drenada e não drenada. Mecânica dos solos dos estados críticos: estado crítico, pico e dilatância. Comportamento antes da rotura com base num modelo elastoplástico com endurecimento (Cam-Clay).
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
Resistência dos Materiais, Mecânica dos Meios Contínuos (UC de Mecânica II e Resistência de Materiais I)
Componente Laboratorial
Está prevista a realização de três aulas laboratoriais para compreensão e demonstração de alguns conceitos: 1- Determinação experimental da curva granulométrica e dos limites de consistência; 2- Ensaio de carga constante para medição do coeficiente de permeabilidade e experiência pedagógica para demonstração do escoamento bidimensional; 3 - Ensaio edométrico e comportamento elastoplástico de solos.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Componente de Competências Transversais
UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico (pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas), Competências interpessoais e intrapessoais (oral e escrita, capacidade organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação e gestão do stress), e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media), nos minitestes e nos trabalhos. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Bibliografia
Principal
Mecânica dos estados críticos. Solos saturados e não saturados
Soil Mechanics. Concepts and Applications