Disciplina

Área

Área Científica de Geotecnia > Mecânica dos Solos

Activa nos planos curriculares

GENI > GENI > 1º Ciclo > Área Principal > Percursos > Fundamentos para Engenharia Civil > Fundamentos de Mecânica dos Solos

LEC 2021 > LEC 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Unidades Curriculares de 3º Ano > Fundamentos de Mecânica dos Solos

Nível

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

1.28 h/semana

0.22 h/semana

119.0 h/semestre

Objectivos

O aluno ficará a compreender a mecânica aplicável aos solos como sendo meios porosos deformáveis e os conceitos em que se baseia.

Programa

A mecânica dos solos na Engenharia Civil e na Geotecnia. Génese de solos. Identificação e classificação de solos. Limites de consistência. Relação entre fases num solo. Tensão no terreno e na água dos poros. Tensões efectivas. Movimento da água no terreno. Escoamento permanente bidimensional em meios porosos. Principais ensaios de laboratório para a caracterização mecânica e hidráulica de solos. Ensaio edométrico e compressibilidade elastoplástica. Consolidação hidrodinâmica de solos e evolução dos assentamentos no tempo. Ensaio triaxial e resistência drenada e não drenada. Mecânica dos solos dos estados críticos: estado crítico, pico e dilatância. Comportamento antes da rotura com base num modelo elastoplástico com endurecimento (Cam-Clay).

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

Resistência dos Materiais, Mecânica dos Meios Contínuos (UC de Mecânica II e Resistência de Materiais I)

Componente Laboratorial

Está prevista a realização de três aulas laboratoriais para compreensão e demonstração de alguns conceitos: 1- Determinação experimental da curva granulométrica e dos limites de consistência; 2- Ensaio de carga constante para medição do coeficiente de permeabilidade e experiência pedagógica para demonstração do escoamento bidimensional; 3 - Ensaio edométrico e comportamento elastoplástico de solos.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Componente de Competências Transversais

UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico (pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas), Competências interpessoais e intrapessoais (oral e escrita, capacidade organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação e gestão do stress), e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media), nos minitestes e nos trabalhos. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Bibliografia

Principal

Mecânica dos estados críticos. Solos saturados e não saturados

E. Maranha das Neves

2016

IST Press


Soil Mechanics. Concepts and Applications

Powrie, W.

1997

E & FN SPOON, London