Disciplina

Área

Área Científica de Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos > Ambiente

Activa nos planos curriculares

MEAmb 2021 > MEAmb 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Avaliação de Impactes

Nível

A avaliação é contínua, baseada no desempenho individual e em grupo, durante todo o semestre. Tem três componentes: uma pergunta no final de cada aula sobre o tema da aula (avaliação individual); seis exercícios em aula TP; projeto em grupo, com 3 apresentações ao longo do semestre e relatório final. A participação nas aulas T e TP é considerada no afinamento da nota final.

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

1.5 h/semana

126.0 h/semestre

Objectivos

No final do semestre espera-se que os alunos saibam o que são impactes ambientais no seu sentido amplo, como uma dimensão analítica fundamental em gestão e política do ambiente. Em particular como os impactos ambientais são analisados e avaliados proactivamente, de forma integrada, no apoio à decisão setorial sobre o desenvolvimento de novos projetos ou recuperação e reabilitação de projetos existentes. Deverão igualmente ficar a conhecer a avaliação de impactos ambientais (AIA) como instrumento de gestão e de política do ambiente, e explorar o seu papel no apoio à decisão, atuando ao nível do planeamento, conceção, construção, operação e desativação de projetos. Espera-se que no final os alunos saibam identificar impactos ambientais, justificar porquê que é importante analisá-los, como se recolhe informação, como se atribui valor em contexto multi-ator e multi-escala, como se avaliam impactos, como se mitigam os impactos negativos e potenciam os positivos e como se monitoriza.

Programa

Conceitos básicos e instrumentos de análise e avaliação de impactes ambientais. A avaliação de impacte ambiental (AIA) como instrumento central - quadro legal e institucional. Métodos e técnicas de avaliação. Processo de AIA: da seleção de ações e definição de âmbito ao seguimento e monitorização. Tipos e natureza dos impactes ambientais: físicos, ecológicos, sociais e económicos. Participação pública. Impactes cumulativos. Seleção e avaliação de alternativas de projeto. Preparação do estudos de impacte ambiental. Seguimento com monitorização e pós-avaliação. Acompanhamento ambiental de obra. Revisão da qualidade. Relação da AIA com os sistemas de gestão ambiental. Desenvolvimento de um projeto aplicado ao longo de todo o semestre.

Metodologia de avaliação

A avaliação é contínua, baseada no desempenho individual e em grupo, durante todo o semestre. Tem três componentes: uma pergunta no final de cada aula sobre o tema da aula (avaliação individual); seis exercícios em aula TP; projeto em grupo, com 3 apresentações ao longo do semestre e relatório final. A participação nas aulas T e TP é considerada no afinamento da nota final.

Pré-requisitos

Ciências Sociais e Ambiente; Economia Ambiental e dos Recursos Naturais; Gestão e Políticas de Ambiente e Território; Fundamentos de Planeamento e Território; Ecologia Aplicada e Paisagem; Energia Clima e Ambiente; Hidrologia e Recursos Hídricos; Amostragem e Metodologias de Análise Ambiental; Poluição Atmosférica e Tratamento de Efluentes Gasosos; Materiais, Resíduos e Reciclagem.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em pensamento crítico e inovador, (nomeadamente pensamento estratégico e abordagem à resolução de problemas), de competências interpessoais e intrapessoais (nas apresentações oral, organizacional e trabalho em equipa no desenvolvimento do projeto), na literacia (da informação e dos media, capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) e de cidadania global, com autodisciplina, perseverança, auto-motivação. Todas estas competências se desenvolvem na participação nas aulas, no trabalho em equipa para desenvolvimento do projeto e respetivas apresentações. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Bibliografia

Principal

Introduction to Environmental Impact Assessment

Glasson, J., Therivel, R.

2019

5th edition, Routledge, Oxon and New York.


Methods of Environmental and Social Impact Assessment

Thérivel, R. and Wood, G.

2018

Routledge. New York and London


Introduction to environmental impact assessment: a guide to principles and practice

Noble, Bram

2006

Oxford University Press. Oxford


Fundamentos de Avaliação do Impacte Ambiental

Partidário, M.R. e Jesus, J.

2003

Universidade Aberta, Lisboa


Avaliação de Impacto Ambiental. Conceitos e Métodos

Sanchéz, Luis Enrique

2006

Oficina de Textos. S. Paulo


Environmental impact assessment

Canter, L.

1996

McGraw-Hill, New York