Disciplina
Avaliação de Impactes
Área
Área Científica de Hidráulica, Ambiente e Recursos Hídricos > Ambiente
Activa nos planos curriculares
MEAmb 2021 > MEAmb 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Avaliação de Impactes
Nível
A avaliação é contínua, baseada no desempenho individual e em grupo, durante todo o semestre. Tem três componentes: uma pergunta no final de cada aula sobre o tema da aula (avaliação individual); seis exercícios em aula TP; projeto em grupo, com 3 apresentações ao longo do semestre e relatório final. A participação nas aulas T e TP é considerada no afinamento da nota final.
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.5 h/semana
126.0 h/semestre
Objectivos
No final do semestre espera-se que os alunos saibam o que são impactes ambientais no seu sentido amplo, como uma dimensão analítica fundamental em gestão e política do ambiente. Em particular como os impactos ambientais são analisados e avaliados proactivamente, de forma integrada, no apoio à decisão setorial sobre o desenvolvimento de novos projetos ou recuperação e reabilitação de projetos existentes. Deverão igualmente ficar a conhecer a avaliação de impactos ambientais (AIA) como instrumento de gestão e de política do ambiente, e explorar o seu papel no apoio à decisão, atuando ao nível do planeamento, conceção, construção, operação e desativação de projetos. Espera-se que no final os alunos saibam identificar impactos ambientais, justificar porquê que é importante analisá-los, como se recolhe informação, como se atribui valor em contexto multi-ator e multi-escala, como se avaliam impactos, como se mitigam os impactos negativos e potenciam os positivos e como se monitoriza.
Programa
Conceitos básicos e instrumentos de análise e avaliação de impactes ambientais. A avaliação de impacte ambiental (AIA) como instrumento central - quadro legal e institucional. Métodos e técnicas de avaliação. Processo de AIA: da seleção de ações e definição de âmbito ao seguimento e monitorização. Tipos e natureza dos impactes ambientais: físicos, ecológicos, sociais e económicos. Participação pública. Impactes cumulativos. Seleção e avaliação de alternativas de projeto. Preparação do estudos de impacte ambiental. Seguimento com monitorização e pós-avaliação. Acompanhamento ambiental de obra. Revisão da qualidade. Relação da AIA com os sistemas de gestão ambiental. Desenvolvimento de um projeto aplicado ao longo de todo o semestre.
Metodologia de avaliação
A avaliação é contínua, baseada no desempenho individual e em grupo, durante todo o semestre. Tem três componentes: uma pergunta no final de cada aula sobre o tema da aula (avaliação individual); seis exercícios em aula TP; projeto em grupo, com 3 apresentações ao longo do semestre e relatório final. A participação nas aulas T e TP é considerada no afinamento da nota final.
Pré-requisitos
Ciências Sociais e Ambiente; Economia Ambiental e dos Recursos Naturais; Gestão e Políticas de Ambiente e Território; Fundamentos de Planeamento e Território; Ecologia Aplicada e Paisagem; Energia Clima e Ambiente; Hidrologia e Recursos Hídricos; Amostragem e Metodologias de Análise Ambiental; Poluição Atmosférica e Tratamento de Efluentes Gasosos; Materiais, Resíduos e Reciclagem.
Componente Laboratorial
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em pensamento crítico e inovador, (nomeadamente pensamento estratégico e abordagem à resolução de problemas), de competências interpessoais e intrapessoais (nas apresentações oral, organizacional e trabalho em equipa no desenvolvimento do projeto), na literacia (da informação e dos media, capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media) e de cidadania global, com autodisciplina, perseverança, auto-motivação. Todas estas competências se desenvolvem na participação nas aulas, no trabalho em equipa para desenvolvimento do projeto e respetivas apresentações. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Bibliografia
Principal
Introduction to Environmental Impact Assessment
5th edition, Routledge, Oxon and New York.
Methods of Environmental and Social Impact Assessment
Routledge. New York and London
Introduction to environmental impact assessment: a guide to principles and practice
Oxford University Press. Oxford
Fundamentos de Avaliação do Impacte Ambiental
Avaliação de Impacto Ambiental. Conceitos e Métodos
Environmental impact assessment