Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Tecnologia da Arquitectura

Activa nos planos curriculares

MA 2021 > MA 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Desenho de Arquitectura I

Nível

80% de avaliação contínua e 20% de avaliação não contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

2.0 h/semana

56.0 h/semestre

Objectivos

Desenho como pensamento. Desenvolver as capacidades dos estudantes para a observação, perceção, conceção, representação e comunicação visual do que é visível e invisível, através de temas, técnicas e suportes diversos. Promover a procura, descoberta e revelação de mecanismos para uma expressão gráfica própria, que inclua todas as escalas. Desenvolver a sensibilidade aos valores plásticos e estéticos e fomentar o prazer de desenhar.

Programa

Objeto, Construção, Corpo, Paisagem, Vibração Exercício continuado da prática do desenho através de um trabalho de observação que desenvolva a capacidade de perceção, reconhecimento, representação, expressão, síntese e abstração, orientada para o conhecimento do mundo. Recurso à criação de esboços, esquemas, mapas, caligrafias, registos descritivos e registos poéticos, como forma de sintetizar a complexidade. Recorrer ao desenho como forma de compreender a distância entre realidade pensada e concretização das ideias no espaço. A partir da prática e teorização do desenho, embora sem recorrer a um estudo histórico ou convencional dos seus autores, examinam-se obras de artistas e arquitetes que, ao longo dos seus percursos desenvolveram uma linguagem própria. Vários autores serão estudados e, em alguns casos, convidados a falar do seu trabalho no contexto da aula de desenho. Farão ainda parte do programa visitas coletivas a exposições, caminhadas na cidade ou em outros lugares.

Metodologia de avaliação

80% de avaliação contínua e 20% de avaliação não contínua

Pré-requisitos

-

Componente Laboratorial

Não se aplica.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Não se aplica.

Componente de Competências Transversais

Por natureza o Desenho desenvolve o sentido estético do pensador e projetista. Sendo uma disciplina fundacional da linguagem visual, informa e instrói as necessidades de computação e programação e não o contrário. Ajuda no discernimento sobre os fins e fertiliza de humanidade os meios. Visando a o equilíbrio e a harmonia, o seu lugar ideal situa-se a montante dos meios operativos, junto às fontes.

Bibliografia

Principal

Visual thinking

Rudolf Arnheim

2004

University of California Press, Berkerley, ISBN: 0520242262


Ways of Seeing

John Berger,

2009

Penguin Books Ltd, London, ISBN: 014103579X


Espèces d'Espaces

George Pèrec,

1997

Editions Galilee, Paris, ISBN: 2718600349


Desenho e Comunicação Visual

runo Munari

2006

dições 70, ISBN: 9789724412801


O raio sobre o lápis

Llansol, Maria Gabriela,

2004

Assírio e Alvim, ISBN: 9789723709735


Anni Albers: Selected Writings on Design

Anni Albers

2001

Wesleyan University Press, ISBN: 0819564478


Campo Sujeito e Representação no Ensino e na Prática do Desenho/Projecto

Alberto Carneiro

1995

FAUP - Faculdade de Arquitectura da Universidade Porto,ISBN: 9789729483127


Desenho. Percepção e Investigação Formal

António Olaio

2006

Imprensa da Universidade de Coimbra. ISBN: 978972870468


Great Women Artists

haidon Press Ltd,

2019

London, ISBN: 0714878774