Disciplina
Desenho de Arquitectura I
Área
Área Científica de Arquitectura > Tecnologia da Arquitectura
Activa nos planos curriculares
MA 2021 > MA 2021 > 1º Ciclo > Área Principal > Desenho de Arquitectura I
Nível
80% de avaliação contínua e 20% de avaliação não contínua
Tipo
Não Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
2.0 h/semana
56.0 h/semestre
Objectivos
Desenho como pensamento. Desenvolver as capacidades dos estudantes para a observação, perceção, conceção, representação e comunicação visual do que é visível e invisível, através de temas, técnicas e suportes diversos. Promover a procura, descoberta e revelação de mecanismos para uma expressão gráfica própria, que inclua todas as escalas. Desenvolver a sensibilidade aos valores plásticos e estéticos e fomentar o prazer de desenhar.
Programa
Objeto, Construção, Corpo, Paisagem, Vibração Exercício continuado da prática do desenho através de um trabalho de observação que desenvolva a capacidade de perceção, reconhecimento, representação, expressão, síntese e abstração, orientada para o conhecimento do mundo. Recurso à criação de esboços, esquemas, mapas, caligrafias, registos descritivos e registos poéticos, como forma de sintetizar a complexidade. Recorrer ao desenho como forma de compreender a distância entre realidade pensada e concretização das ideias no espaço. A partir da prática e teorização do desenho, embora sem recorrer a um estudo histórico ou convencional dos seus autores, examinam-se obras de artistas e arquitetes que, ao longo dos seus percursos desenvolveram uma linguagem própria. Vários autores serão estudados e, em alguns casos, convidados a falar do seu trabalho no contexto da aula de desenho. Farão ainda parte do programa visitas coletivas a exposições, caminhadas na cidade ou em outros lugares.
Metodologia de avaliação
80% de avaliação contínua e 20% de avaliação não contínua
Pré-requisitos
-
Componente Laboratorial
Não se aplica.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.
Componente de Programação e Computação
Não se aplica.
Componente de Competências Transversais
Por natureza o Desenho desenvolve o sentido estético do pensador e projetista. Sendo uma disciplina fundacional da linguagem visual, informa e instrói as necessidades de computação e programação e não o contrário. Ajuda no discernimento sobre os fins e fertiliza de humanidade os meios. Visando a o equilíbrio e a harmonia, o seu lugar ideal situa-se a montante dos meios operativos, junto às fontes.
Bibliografia
Principal
University of California Press, Berkerley, ISBN: 0520242262
Penguin Books Ltd, London, ISBN: 014103579X
Editions Galilee, Paris, ISBN: 2718600349
dições 70, ISBN: 9789724412801
Assírio e Alvim, ISBN: 9789723709735
Anni Albers: Selected Writings on Design
Wesleyan University Press, ISBN: 0819564478
Campo Sujeito e Representação no Ensino e na Prática do Desenho/Projecto
FAUP - Faculdade de Arquitectura da Universidade Porto,ISBN: 9789729483127
Desenho. Percepção e Investigação Formal
Imprensa da Universidade de Coimbra. ISBN: 978972870468