Disciplina

Área

Área Científica de Arquitectura > Tecnologia da Arquitectura

Activa nos planos curriculares

MA 2021 > MA 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Modelação de Informação de Edifícios Históricos

Nível

100% de avaliação contínua

Tipo

Não Estruturante

Regime

Semestral

Carga Horária

1º Semestre

119.0 h/semestre

Objectivos

A unidade curricular visa a introdução ao estudo, representação e documentação do património arquitetónico através de meios digitais. Pretende-se a aquisição de conceitos e competências quanto ao entendimento do potencial da tecnologia BIM, e sua problemática, aplicada ao âmbito específico do património arquitetónico nas suas diversas vertentes (e.g. gestão de documentação histórica, construção, gestão, manutenção) através da criação de modelos de informação, desenvolvidos a partir de nuvens de pontos - dados geométricos 3D com precisão milimétrica – essenciais ao registo da autenticidade formal desses modelos. Pretende-se refletir sobre a aplicação das tecnologias de prototipagem rápida no desenvolvimento de modelos físicos que permitam narrar os valores culturais intrínsecos aos edifícios e sítios históricos.

Programa

O programa aborda três tópicos principais: 1. Levantamentos automáticos 3D sem contacto (laser scanning e fotogrametria); 2. Modelação BIM com base em nuvens de pontos; 3. Criação de modelos físicos recorrendo a tecnologias de prototipagem rápida.

Metodologia de avaliação

100% de avaliação contínua

Pré-requisitos

Os alunos devem possuir conhecimentos prévios sobre ambientes de modelação BIM.

Componente Laboratorial

A introdução a conceitos, metodologias de trabalhos e ferramentas indispensáveis ao desenvolvimento dos exercícios serão abordados em meio laboratorial em consonância com a vocação marcadamente experimental de AHBIM.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Componente de Programação e Computação

Serão abordados e discutidos conceitos e metodologias no âmbito da programação visual aplicada ao desenvolvimento de objetos de património a partir de nuvens de pontos, recorrendo, preferencialmente, ao ambiente de modelação BIM Autodesk Revit e à linguagem de programação Dynamo.

Componente de Competências Transversais

As competências transversais a desenvolver são as seguintes: Pensamento crítico 25% (pensamento crítico: 10%; criatividade: 5%; capacidade de resolução de problemas: 10%). Competência interpessoal 10% (comunicação oral: 5%; trabalho em equipa: 5%). Competência intrapessoal 15% (espírito de iniciativa: 5%; motivação pessoal: 5%; tomada de decisão: 5%). Cidadania global 20% (ética: 10%; deontologia profissional: 10%). Literacia da informação e dos media 30% (utilização de ferramentas informáticas na ótica do utilizador: 10%; procura e gestão de informação: 10%; estruturação e formatação de documentos: 10%). A componente das competencias transversão tem um contributo de 30% para a avaliação global da UC.

Bibliografia

Principal

Carta para a preservação do património digital

UNESCO

2003

http://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=17721&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html


Carta de Londres: London Charter For The Computer-Based Visualization of Cultural Heritage

2009

http://www.londoncharter.org/fileadmin/templates/main/docs/london_charter_2_1_pt.pdf


Princípios de Sevilha: International Forum of Virtual Archaeology

2012

http://smartheritage.com/wp-content/uploads/2015/03/FINAL-DRAFT.pdf


Heritage Building Information Modelling

Arayci, Y., Counsell, J., Mahdjoubi, L., Ahmed, G.

2017

Routledge


Handbook of Research on Emerging Technologies for Digital Preservation and Information Modeling

Alfonso Ippolito e Michela Cigola (org.)

2017

IGI Global