Disciplina
Planeamento e Gestão de Equipamentos Coletivos
Área
Área Científica de Sistemas Urbanos e Regionais > Planeamento Regional e Urbano
Activa nos planos curriculares
MOTU 2017 > MOTU 2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum > Opção I (Grupo Sur) > Planeamento e Gestão de Equipamentos Coletivos
Nível
Avaliação normal: Serão consideradas 3 dimensões na avaliação: -A componente teórica, aferida no final do semestre através da realização de um teste escrito, com peso de 60% -A componente prática, aferida através da realização de uma trabalho prático, com peso de 30% -A componente participação, aferida através do envolvimento do aluno nas aulas teóricas e práticas, ao longo do semestre, com peso de 10% Avaliação especial: Exame teórico/prático (80%) no fim do semestre Exame oral (20%)
Tipo
Estruturante
Regime
Semestral
Carga Horária
1º Semestre
1.0 h/semana
1.0 h/semana
56.0 h/semestre
Objectivos
Compreender a relevância dos equipamentos coletivos para a coesão social e territorial; Apreender as transformações na prestação, gestão e regulação das respostas sociais; Utilizar as técnicas da projeção demográfica para determinar o universo prospectivo da procura em equipamentos; Aplicar os critérios e normas de programação e dimensionamento de equipamentos coletivos a territórios e populações bem delimitadas; Compreender o papel dos equipamentos coletivos como instrumentos de política urbana, gerando novas centralidades e efeitos multiplicadores na oferta funcional e imobiliária.
Programa
Módulo I - Do Estado Social ao Estado Mínimo: os equipamentos em questão. Módulo II - Estabilizar Conceitos: conceito de equipamento colectivo. Sua hierarquia e importância no contexto do planeamento territorial. A infraestrutura/ O serviço. Módulo III - Condicionantes da programação e dimensionamento: dinâmicas e estratégias territoriais; Os equipamentos colectivos no processo de planeamento municipal: principais instrumentos no financiamento da sua produção, manutenção e reabilitação. Módulo IV Critérios de programação e de dimensionamento dos equipamentos: normas e sinais de mudança.
Metodologia de avaliação
Avaliação normal: Serão consideradas 3 dimensões na avaliação: -A componente teórica, aferida no final do semestre através da realização de um teste escrito, com peso de 60% -A componente prática, aferida através da realização de uma trabalho prático, com peso de 30% -A componente participação, aferida através do envolvimento do aluno nas aulas teóricas e práticas, ao longo do semestre, com peso de 10% Avaliação especial: Exame teórico/prático (80%) no fim do semestre Exame oral (20%)
Pré-requisitos
Componente Laboratorial
Princípios Éticos
Componente de Programação e Computação
Componente de Competências Transversais
Bibliografia
Principal
Cordeiro, A., Martins H. e Ferreira, A.
www.scielo.br/pdf/ensaio/v22n84/a02v22n84.pdf
A Carta Educativa como instrumento de planeamento e gestão
Normas para a Programação e Caracterização de Equipamentos Colectivos
Making regional facility location decisions: the example of the Hospital do Oeste Norte, Portugal
Gonçalves, J., Ferreira, J. e Condessa, B.
Manual para a Elaboração da Carta Educativa