Ver Post

23 Julho 2021, 10:06 - Maria da Conceição Gonçalves Venâncio

Vasco D.B. Bonifácio é um dos mais recentes docentes do Departamento de Bioengenharia, dedicando-se a este desafio vindo da investigação no Instituto de Bioengenharia e Biociências do Instituto Superior Técnico. No seu percurso internacional, fez também investigação na Alemanha (Institut für Polymertechnologie), em França (Universidade de Bordéus) e nos Estados Unidos (MIT Koch Institute for Integrative Cancer Research).

Os seus interesses de investigação têm sido nas áreas da Química Sustentável, da Nanomedicina e da Bioenergia, e irá ser integrado na docência nas áreas de Nanotecnologia, Biomateriais e Medicina Regenerativa.

Os trabalhos anteriores têm-se focado no design e na síntese sustentável de biodendrímeros de poliureia, área na qual é pioneiro e líder mundial. Estes bionanomateriais têm sido explorados como plataforma para novas terapias no tratamento do cancro e em antibioterapia (trabalho patenteado) e em medicina regenerativa (nova terapia para o tratamento do mieloma múltiplo, trabalho premiado). Mais recentemente tem investigado o design e a performance de células de combustível microbiano, usando dendrímeros, tendo como objetivo a captura e o armazenamento de bioeletricidade em missões espaciais.

"Como docente das disciplinas de Ciência de Biomateriais e Tecnologia de Biomateriais, espero contribuir para o desenvolvimento de competências fundamentais para estabelecer a interface entre a nanotecnologia, os biomateriais e a medicina. A transferência de conhecimentos far-se-á também recorrendo a novas ferramentas pedagógicas envolvendo o ensino assistido por realidade virtual, área em que está envolvido, e em que o IST será certamente pioneiro a nível nacional", declarou Vasco Bonifácio ao assinar o contrato com o Instituto Superior Técnico.

Webpage: www.bonifacio.ws

Seja bem-vindo ao Departamento de Bioengenharia.