Laboratórios

Laboratório de Engenharia Biomolecular e de Bioprocessos (LEBB)
O Laboratório de Engenharia Biomolecular e de Bioprocessos é um dos laboratórios de ensino da responsabilidade do Departamento de Bioengenharia onde se leccionam cursos laboratoriais no âmbito do Mestrado em Engenharia Biológica, do Mestrado em Biotecnologia, do Mestrado em Bioengenharia e Nanossistemas  e do Mestrado de Engenharia Biomédica. Os equipamentos disponíveis permitem a realização de trabalho experimental avançado nos domínios da engenharia enzimática, biomolecular e de bioprocessos, ciência e engenharia de biossistemas, engenharia de células e nanobiotecnologia. Destacam-se vários biorreactores de bancada de 2 a 5 L e à escala piloto de 30L para a cultura de células microbianas, equipamentos de ruptura celular - sonicadores, moinho de bolas e microfluidizador  -  centrífugas várias e módulos de membranas para separação e purificação de células e bioprodutos, e outros equipamentos comuns, como balanças e espectrofotómetros. A apoiar este laboratório existe uma sala de preparação e lavagem de material que inclui sistemas de purificação de água, máquina de gelo, autoclaves para esterilização, estufas e máquina de lavar para material corrente de laboratório. O laboratório situa-se no piso 7 da Torre Sul.
Laboratório de Ciências Biológicas (LCB)
O Laboratório de Ciências Biológicas (LCB) situa-se no piso 6 da Torre Sul e é um dos laboratórios de ensino da responsabilidade do Departamento de Bioengenharia onde são leccionadas aulas de prática laboratorial no âmbito do Mestrado em Engenharia Biológica, Mestrado em Biotecnologia, Mestrado em Engenharia Biomédica, Mestrado em Engenharia do Ambiente, Mestrado em Engenharia Química, Licenciatura em Engenharia de Materiais, e também para alunos do Programa Doutoral em Biotecnologia. Dispõe de material e equipamento que permitem a realização de prática experimental básica e avançada nos domínios de bioquímica, biologia molecular, microbiologia, fisiologia microbiana, e engenharia genética e biotecnologia molecular. Destacam-se, entre o equipamento mais especializado, termocicladores para PCR, um forno de hibridação, diversos microscópios ópticos com contraste-de-fase, espectrofotómetros UV-Visível, uma câmara de fluxo-laminar de segurança biológica, um incubador com refrigeração, um concentrador de amostras, diversas centrífugas de bancada, incluindo micro-centrífugas e refrigerada, diversas tinas de electroforese horizontal e vertical e fontes de alimentação, autoclave, computadores, assim como outros equipamentos comuns (estufas de incubação, balanças, agitadores vórtex, cabeças termostatizadoras, hotte química) e dispositivos de segurança (caixa de primeiros socorros, extintores, lava-olhos, chuveiros). Está ainda disponível algum equipamentos partilhado com os laboratórios de investigação em Ciências Biológicas, tais como sonicador, equipamento para visualização e documentação de géis de electroforese, sala fria (4ºC), sala termostatizada (30ºC), máquina de gelo, e microscópio de epi-fluorescência. A apoiar o LCB existe uma sala de preparação e lavagem de material que inclui desmineralizadores de água, autoclaves para esterilização, estufa de secagem e máquina de lavar para material corrente de laboratório. Para além das aulas curriculares, têm lugar no LCB, anualmente, ações de divulgação científica que incluem a demonstração de trabalhos experimentais no âmbito dos Laboratórios Abertos.
Laboratório de Materiais Nanoestruturados e Nanotecnologias
( Nanolab)
O Laboratório de Materiais Nanoestruturados e Nanotecnologias do Departamento de Bioengenharia desenvolve atividades de educação avançada e investigação, abrangendo vários campos da engenharia e das ciências da vida. Localiza-se na sala 02.10b da Torre Sul do Campus da Alameda do Instituto Superior Técnico. Aberto à comunidade científica, o NanoLab centra-se sobretudo na caracterização de biomateriais e materiais biológicos à escala nanométrica por microscopia de varrimento por sonda. A missão do NanoLab é promover programas e projectos de colaboração tanto educacionais como científicos, com o objectivo último de disponibilizar tecnologia de ponta numa atmosfera científica estimulante.