Breve Introdução

Este é um programa doutoral conjuntamente oferecido pelo IST, pelas faculdades de Engenharia do Porto e de Ciências e Tecnologia de Coimbra e ainda com ligação ao Massachusetts Institute of Technology de Cambridge-Boston-EUA, no âmbito do das duas primeiras fases do programa internacional MIT Portugal. Esta ligação é agora, na 3ª fase (2018-2023), feita diretamente com os projetos de investigação financiados. O programa doutoral foi pensado para permitir uma formação de espectro largo, capaz de se tornar uma referência mundial e de atrair os melhores estudantes de todo o mundo. O programa cobre todos os temas relevantes em sistemas de transportes, desde a política de transportes, o planeamento e a gestão até à concepção, construção e conservação de infraestruturas para os vários níveis espaciais (desde internacional até local/urbano) e diferentes modos de transporte (ar, água, terra – comboio, transporte público urbano e regional, carros, bicicletas e pedestres).

Historial

Fundado em 2007, o Programa Doutoral em Sistemas de Transportes (PDST) já conquistou reconhecimento mundial, atraindo candidatos altamente qualificados de todo o mundo. O PDST é oferecido em associação pela Universidade de Lisboa (IST), pela Universidade do Porto (FEUP) e pela Universidade de Coimbra (FCTUC), com o MIT a colaborar principalmente na vertente de investigação do programa.

A criação do PDST ocorreu no âmbito do Programa MIT-Portugal (MPP), lançado em 2006 para “fortalecer a base de conhecimento do país e competitividade internacional através de um investimento estratégico em pessoas, conhecimento e ideias em setores tecnológicos inovadores ”. O MPP foi construído em torno de quatro áreas temáticas, sendo Sistemas de Transportes uma delas.

Em 2007-08, funcionou a primeira edição deste doutoramento, na altura ainda com programas separados disponíveis nas Universidades de Coimbra, Lisboa e Porto. Enquanto Doutoramento em Associação foi oferecido pela primeira vez no ano letivo de 2010-11, depois de ter sido aprovado pela Agência Portuguesa de Acreditação e Avaliação do Ensino Superior (A3ES), em 31 de maio de 2010.

Objectivos

O Programa Doutoral em Sistemas de Transporte destina-se a preparar os alunos para carreiras universitárias relacionadas com Transportes, incluindo ensino e investigação, bem como carreiras de prática profissional nos setores público e privado. Após a conclusão do programa, os alunos serão líderes intelectuais dentro dos campos e organizações escolhidos.

O objetivo do programa é preparar os estudantes para se tornarem protagonistas no mundo dos transportes, proporcionando excelência e inovação no ensino e investigação através de:

·         Proporcionar uma educação científica sólida, abrangendo abordagens metodológicas e fatores institucionais necessários para entender o conceito de transporte como um sistema integrado intermodal;

·         Realização de investigação de ponta para o desenvolvimento de um sistema de transportes de classe mundial para passageiros e carga para Portugal, que possa servir de modelo para o resto da Europa através de colaborações multidisciplinares de investigação entre Portugal, o MIT e com universidades europeias e fora da Europa;

·         Trabalhar com parceiros industriais, governamentais e de laboratórios para fornecer valor ao programa através de colaboração em investigação e envolvimento no ensino.

Destinatários

Tendo na sua génese um programa internacional como o MIT-Portugal, o doutoramento em Sistemas de Transportes está aberto a candidatos de todo o mundo, que queiram aprofundar o seu conhecimento e desenvolver as suas carreiras profissionais na área dos sistemas de transportes.

Candidatos de formação base diversa, incluindo engenharia, planeamento urbano, ciência da computação, economia e outras ciências sociais são encorajados a candidatar-se.

Saídas Profissionais

Cargos superiores em organismos da administração pública e em empresas da área dos sistemas de transportes, carreiras em investigação e para o ensino superior.

Regime de Funcionamento

Horário diurno

Propinas

2.750€/ano

Coordenadores

2018/2019
Luís Guilherme De Picado Santos
luispicadosantos@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.