Disciplina Curricular
Laboratório de Interação Pessoa-Máquina LIP-M
Diploma de Estudos Avançados em Media Digitais - PDMD 2022
Contextos
Grupo: PDMD 2022 > 3º Ciclo > Tronco Comum > Opções 2
Período:
Peso
7.5 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
NA
Objectivos
A unidade curricular tem por objetivos aprofundar e sistematizar os onhecimentos dos estudantes relativamente à concepção e desenvolvimento centrados no utilizador de sistemas interativos envolvendo Media Digitais. Os estudantes ficam com conhecimento sobre os métodos para conceber e avaliar um sistema interativo, adquirindo ainda aptidões e competências no processo de desenvolvimento de um projeto concreto. Globalmente, ficam com aptidão para propor e avaliar soluções inovadoras de resposta a problemas de interação com Media Digitais.
Programa
Processo de desenho de interação - Desenho iterativo - Desenho centrado no utilizador Princípios de design e usabilidade - Princípios de design - Atributos de usabilidade - Heurísticas - Modelos conceptuais Desenho da experiência do utilizador - Sketching da experiência do utilizador - Design para o ambiente real - Atributos de sketching - Técnicas de sketching, incluindo interação - Sketching e protótipos de papel Prototipagem - Protótipos de alta e baixa fidelidade - Protótipos computacionais e não computacionais - Técnicas e ferramentas de prototipagem Métodos de avaliação - Estudos de utilizadores - Avaliação heurística - Projeto de desenho de interação e desenvolvimento multimédia
Metodologia de avaliação
A avaliação da unidade curricular consiste no desenvolvimento de um projeto de interação em Media Digitais. O projeto inclui uma especificação inicial, sketches e um protótipo. Os métodos para o sketching e a prototipagem são discutidos em sala de aula. A avaliação também é recomendada. O trabalho é principalmente centrado na interface e na experiência do utilizador. O trabalho realizado é apresentado numa sessão com todos os estudantes
Componente de Competências Transversais
NA
Componente Laboratorial
NA
Componente de Programação e Computação
NA
Princípios Éticos
NA