Breve Introdução

Este programa de doutoramento reúne as melhores escolas de Portugal: a Universidade do Porto, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Lisboa, em colaboração com a Carnegie Mellon University, proporcionando formação especializada em Media Digitais e Interação Humano-Computador.
Com a proliferação de novos aplicações e media digitais, abrangendo setores como os jogos digitais, conteúdos interativos na web, serviços de streaming e, mais recentemente, dispositivos móveis como plataformas para partilha de informação, marketing e entretenimento, aos quais se juntam o advento dos medias sociais e da IA que definem um novo panorama, especialmente entre as gerações mais jovens, destacando a necessidade premente de estudos e investigação aprofundados sobre novas formas de medias digitais e sua complexa interação com a tecnologia, diferentes campos da ciência e a sociedade.

Com a crescente relevância e complexidade do cenário dos medias digitais, existe uma necessidade crítica de programas académicos avançados para equipar a próxima geração de profissionais com as competências necessárias para responder aos desafios. Para colmatar esta lacuna, as melhores escolas de Portugal oferecerem uma versão renovada do doutoramento em media digitais que existe desde 2009. Este programa visa fornecer a formação avançada abrangente no mais alto nível académico para garantir que nossos graduados possam navegar e moldar efetivamente esta nova área em rápida evolução.
Assumindo a responsabilidade de promover novos talentos que alinhem os requisitos de mudança da era digital, com este novo programa pretendemos continuar o pioneirismo na formação avançada em media digitais. Junta-te a nós nesta emocionante jornada enquanto aprofundamos as complexas interseções dos media digitais, tecnologia, ciência e os contextos sociais em que estas operam.

Historial

Emergindo das parcerias internacionais com universidades dos EUA, o doutoramento em Medias Digitais. teve início em 2009 a partir da colaboração entre a Universidade do Porto e a Universidade Nova de Lisboa e a U. Texas Austin. A partir de 2020 o programa passou a integrar o programa Carnegie Mellon (CMU) Portugal com maior ênfase na Interação Pessoa-Máquina (HCI). Desde 2022 o programa integra também a Universidade de Lisboa através das Escolas de Engenharia (IST) e de Ciências (FCUL).

O programa formou mais de 170 alunos e incluiu cerca de 65 alunos matriculados com forte ênfase na interdisciplinaridade, internacionalização e cooperação interinstitucional. Algumas das melhores unidades de investigação e laboratórios associados de Portugal estão afiliados ao programa, incluindo INESC-TEC, NOVA LNCS, INESC-ID e ITI/LARSyS.


Objectivos

  • Construir capacidade de envolvimento em investigação interdisciplinar e formação avançada no domínio dos media digitais e Human Computer Interaction (HCI);
  • Obter uma visão geral das tendências atuais e pensamento estratégico no ambiente de medias digitais e HCI em rápida mudança;
  • Criar oportunidades para que os participantes aprendam fazendo: projetando, desenvolvendo, apresentando e entregando um projeto atribuído como parte de uma equipa;
  • Cultivar uma massa crítica de atividades, oportunidades e competências em Portugal no domínio dos media digitais e HCI através da união e partilha de esforços entre várias universidades e unidades de investigação;
  • Trazer a Portugal o reconhecimento internacional como um local de investigação e exploração de ponta em projetos e aplicações de medias digitalis e HCI em publicidade, jornalismo, arte, música, educação, turismo, saúde e áreas afins;
  • Produzir ambientes em conferências, festivais e escolas onde novas colaborações e ideias originais possam ser fomentadas e testadas, com particular enfoque na melhoria da qualidade de vida e da sociedade civil através de ferramentas digitais; e
  • Trabalhar com as indústrias criativas e culturais em Portugal para explorar novos produtos e formatos para os seus empreendimentos, promovendo a sua internacionalização junto da comunidade lusófona.

Destinatários

Para admissão no programa de doutoramentno, os candidatos devem atender às condições estabelecidas pela legislação nacional, pela regulamentação específica aplicável, em particular, atender a pelo menos uma das alternativas expressas nos parágrafos seguintes:

  • Possuir o grau de mestre ou estudos de 2.º ciclo de engenharia em áreas tecnológicas e científicas relacionadas com os media digitais, ciências da informação e comunicação ou design;
  • Possuir formação superior licenciada obtida em instituição nacional ou estrangeira reconhecida como válida pela comissão científica do programa e detentora de currículo académico ou científico relevante reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico;
  • Possuir um currículo profissional ou científico reconhecido pela comissão científica como relevante e adequado.

Saídas Profissionais

O programa de doutoramento visa formar investigadores, académicos e líderes em processos de inovação em áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais e HCI, garantindo que os graduado estejam preparados para o exercício de uma profissão que consiste, em geral, na capacidade de:

  • Criar, produzir e distribuir media digitais, tendo em conta o público-alvo e toda a cadeia de valor associada à área;
  • Gestão de equipes criativas e produtores;
  • Exercer uma atividade profissional especializada, organizações de criação, produção e tratamento de conteúdos destinados à sua distribuição para diversos efeitos, desde os meios de comunicação de massa à educação, ao lazer, ao marketing, para videojogos, e à radiodifusão corporativa;
  • Aplicar conhecimentos e resolver problemas em ambientes novos ou desconhecidos e em contextos multidisciplinares para desenvolver estudos de análise e síntese e desenvolver projetos de investigação nas áreas científicas relevantes participantes.

Publicações Oficiais

2022-11-03 Despacho n.º 12765/2022, DR n.º 212, Série II, de 03/11, Pág. 644 a 656 Especialidade em Criação de Audiovisual e Conteúdos Interativos, Especialidade em Tecnologias e Interação Pessoa Máquina, Especialidade em Jornalismo, Dados e Gestão de Informação, Especialidade em Indústria, Públicos e Mercados
2022-09-28 [DGES] Registo de alteração n.º R/A-Ef 2575/2011/AL03
2022-09-08 [DGES] Registo de alteração n.º R/A-Ef 2575/2011/AL02
2022-07-29 [A3ES] Processo n.º ACEF/2021/0421332 | Decisão do CA (acreditado por 6 anos, a partir de 31/07/2021)
2021-04-08 [A3ES] Processo n.º ACEF/2021/0421332 | Guião para a auto-avaliação

Coordenadores

2024/2025
Valentina Nisi
valentina.nisi@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.