Breve Introdução
Este programa de doutoramento reúne as melhores escolas de Portugal: a
Universidade do Porto, a
Universidade Nova de Lisboa e a
Universidade de Lisboa, em colaboração com a
Carnegie Mellon University, proporcionando formação especializada em Media Digitais e Interação Humano-Computador.
Com a proliferação de novos aplicações e media digitais, abrangendo setores como os jogos digitais, conteúdos interativos na web, serviços de
streaming e, mais recentemente, dispositivos móveis como plataformas para partilha de informação, marketing e entretenimento, aos quais se juntam o advento dos medias sociais e da IA que definem um novo panorama, especialmente entre as gerações mais jovens, destacando a necessidade premente de estudos e investigação aprofundados sobre novas formas de medias digitais e sua complexa interação com a tecnologia, diferentes campos da ciência e a sociedade.
Historial
Emergindo das parcerias internacionais com universidades dos EUA, o doutoramento em Medias Digitais. teve início em 2009 a partir da colaboração entre a Universidade do Porto e a Universidade Nova de Lisboa e a U. Texas Austin. A partir de 2020 o programa passou a integrar o programa Carnegie Mellon (CMU) Portugal com maior ênfase na Interação Pessoa-Máquina (HCI). Desde 2022 o programa integra também a Universidade de Lisboa através das Escolas de Engenharia (IST) e de Ciências (FCUL).
O programa formou mais de 170 alunos e incluiu cerca de 65 alunos matriculados com forte ênfase na interdisciplinaridade, internacionalização e cooperação interinstitucional. Algumas das melhores unidades de investigação e laboratórios associados de Portugal estão afiliados ao programa, incluindo INESC-TEC, NOVA LNCS, INESC-ID e ITI/LARSyS.
Objectivos
- Construir capacidade de envolvimento em investigação interdisciplinar e formação avançada no domínio dos media digitais e Human Computer Interaction (HCI);
- Obter uma visão geral das tendências atuais e pensamento estratégico no ambiente de medias digitais e HCI em rápida mudança;
- Criar oportunidades para que os participantes aprendam fazendo: projetando, desenvolvendo, apresentando e entregando um projeto atribuído como parte de uma equipa;
- Cultivar uma massa crítica de atividades, oportunidades e competências em Portugal no domínio dos media digitais e HCI através da união e partilha de esforços entre várias universidades e unidades de investigação;
- Trazer a Portugal o reconhecimento internacional como um local de investigação e exploração de ponta em projetos e aplicações de medias digitalis e HCI em publicidade, jornalismo, arte, música, educação, turismo, saúde e áreas afins;
- Produzir ambientes em conferências, festivais e escolas onde novas colaborações e ideias originais possam ser fomentadas e testadas, com particular enfoque na melhoria da qualidade de vida e da sociedade civil através de ferramentas digitais; e
- Trabalhar com as indústrias criativas e culturais em Portugal para explorar novos produtos e formatos para os seus empreendimentos, promovendo a sua internacionalização junto da comunidade lusófona.
Destinatários
Para admissão no programa de doutoramentno, os candidatos devem atender às condições estabelecidas pela legislação nacional, pela regulamentação específica aplicável, em particular, atender a pelo menos uma das alternativas expressas nos parágrafos seguintes:
- Possuir o grau de mestre ou estudos de 2.º ciclo de engenharia em áreas tecnológicas e científicas relacionadas com os media digitais, ciências da informação e comunicação ou design;
- Possuir formação superior licenciada obtida em instituição nacional ou estrangeira reconhecida como válida pela comissão científica do programa e detentora de currículo académico ou científico relevante reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico;
- Possuir um currículo profissional ou científico reconhecido pela comissão científica como relevante e adequado.
Saídas Profissionais
O programa de doutoramento visa formar investigadores, académicos e líderes em processos de inovação em áreas fundamentais e aplicadas dos Media Digitais e HCI, garantindo que os graduado estejam preparados para o exercício de uma profissão que consiste, em geral, na capacidade de:
- Criar, produzir e distribuir media digitais, tendo em conta o público-alvo e toda a cadeia de valor associada à área;
- Gestão de equipes criativas e produtores;
- Exercer uma atividade profissional especializada, organizações de criação, produção e tratamento de conteúdos destinados à sua distribuição para diversos efeitos, desde os meios de comunicação de massa à educação, ao lazer, ao marketing, para videojogos, e à radiodifusão corporativa;
- Aplicar conhecimentos e resolver problemas em ambientes novos ou desconhecidos e em contextos multidisciplinares para desenvolver estudos de análise e síntese e desenvolver projetos de investigação nas áreas científicas relevantes participantes.
Publicações Oficiais
2022-11-03 | Despacho n.º 12765/2022, DR n.º 212, Série II, de 03/11, Pág. 644 a 656 | Especialidade em Criação de Audiovisual e Conteúdos Interativos, Especialidade em Tecnologias e Interação Pessoa Máquina, Especialidade em Jornalismo, Dados e Gestão de Informação, Especialidade em Indústria, Públicos e Mercados |
2022-09-28 | [DGES] Registo de alteração n.º R/A-Ef 2575/2011/AL03 | |
2022-09-08 | [DGES] Registo de alteração n.º R/A-Ef 2575/2011/AL02 | |
2022-07-29 | [A3ES] Processo n.º ACEF/2021/0421332 | Decisão do CA (acreditado por 6 anos, a partir de 31/07/2021) | |
2021-04-08 | [A3ES] Processo n.º ACEF/2021/0421332 | Guião para a auto-avaliação |
Coordenadores
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