Plano Curricular

Mestrado em Tecnologias Biomédicas De 2012 a 2018

O MTBiom é um mestrado conjunto entre o Instituto Superior Técnico (IST) e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), regulado por protocolo interinstitucional. O IST assumirá a coordenação do MTBIOM e a leccionação de 80% dos ECTS lectivos, sendo os restantes 20% da responsabilidade da FMUL.

O curso não oferece perfis diferenciados para permitir a concentração de esforços no desenvolvimento e consolidação da oferta formativa: nos primeiros dois semestres serão leccionadas unidades curriculares, das quais apenas 2 são opcionais, e durante o terceiro semestre será produzida uma dissertação a apresentar e defender publicamente.

O plano de estudos encontra-se estruturado em regime pós-laboral por forma a permitir a acumulação com a actividade profissional do estudante. A conclusão com aproveitamento do primeiro ano curricular e a defesa com sucesso da dissertação conferem o grau de mestre, sendo o aproveitamento em unidades curriculares isoladas também certificado.

A diversidade das tecnologias ligadas às ciências da saúde reveste o MTBIOM de um carácter multidisciplinar, por essa razão, o programa curricular encontra-se organizado de forma a que os alunos contactem com várias matérias fundamentais no primeiro semestre, que serão subsequentemente complementadas por disciplinas leccionadas no segundo semestre. Os conhecimentos adquiridos serão seguidamente empregues no desenvolvimento do trabalho de dissertação, que pode ser realizado em qualquer uma das áreas científicas do IST ou da FMUL, com relevância para o curso, sob co-orientação de pelo menos um docente de cada instituição.


A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.