Dissertação
Importância do estudo em Microscopia Eletrónica de Varrimento de amostras incluídas em parafina para fins de diagnóstico EVALUATED
O diagnóstico realizado na Anatomia Patológica (AP), baseia-se na utilização da microscopia de luz através da visualização das alterações celulares. No entanto, nem todas as alterações são visíveis usando microscópio de luz (ML), quer devido a limitações de resolução, quer devido a questões relacionadas com o tipo de contraste que pode ser obtido, seja o ML de transmissão ou reflexão. A microscopia eletrónica, de varrimento (MEV) e de transmissão (MET), assumem-se assim como técnicas de microscopia complementares ao diagnóstico em AP. Com as informações recolhidas dos diferentes tipos de microscopias poderá, assim, realizar-se um diagnóstico mais completo, sendo essa complementaridade designada por microscopia correlativa. No presente trabalho foram efetuadas observações comparativas entre diversas amostras biológicas em cortes histológicos por ML e MEV, com o objetivo de desenvolver e consolidar protocolos de microscopia correlativa. Assim, o protocolo de preparação das amostras (espessura, secagem e condutividade do corte) foi otimizado. Os melhores resultados foram obtidos com o protocolo de cortes histológicos de 10m de espessura, secos com T-butanol e aumento da condutividade com cobrimento metálico. O presente trabalho mostra que a utilização do MEV complementarmente à ML na prática do diagnóstico é não só exequível, como proporciona maior interesse e fiabilidade a um diagnóstico mais completo em AP. Contudo, evidenciou que é necessário continuar a desenvolver o trabalho de otimização de protocolos de preparação de amostras para ampliar os tipos de imagens disponíveis para interpretação anátomo-patológica, com reflexo na compreensão do significado das estruturas observadas e consequente impacto nos métodos de diagnóstico.
dezembro 5, 2016, 0:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Rogério Anacleto Cordeiro Colaço
Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)
Professor Catedrático