Aviso: Se está a ler esta mensagem, provavelmente, o browser que utiliza não é compatível com os "standards" recomendados pela W3C. Sugerimos vivamente que actualize o seu browser para ter uma melhor experiência de utilização deste "website". Mais informações em webstandards.org.

Warning: If you are reading this message, probably, your browser is not compliant with the standards recommended by the W3C. We suggest that you upgrade your browser to enjoy a better user experience of this website. More informations on webstandards.org.

Técnico Lisboa  >  Education  >  MTBiom

Mestrado Bolonha em Tecnologias Biomédicas

Alameda

Coordinators 2013/2014

Prof. Doutor  Raul Carneiro Martins

Latest announcements

23-04-2014
Prova pública de Mestrado de Maria Miguel Fachadas Bandeira

Show announcements

Additional Information

Dirigido a:

 Médicos, Médicos Dentistas, Médicos Veterinários, Farmacêuticos, Enfermeiros, Técnicos de Radiologia, Técnicos de imagiologia e outros profissionais de saúde.

 Engenheiros que pretendam especializar-se em biomedicina.

 

Certificado pela A3ES a 22 de Junho de 2012.


Para complementar estas informações os interessados deverão contactar o Gabinete de Coordenação dos 1º e 2º Ciclos, Departamento de Bioengenharia

Telefone: 21 841 91 84

E-mail:candidaturas@mtbiom.ist.utl.pt

Localização: IST, Piso 0 da Torre Sul, Campus Alameda

Links

Divulgação

Candidaturas

Facebook

Overview

Os desenvolvimentos científicos e tecnológicos na área da saúde têm vindo a alargar o campo de intervenção das tecnologias biomédicas, sendo necessária aos intervenientes neste domínio, engenheiros, médicos e outros profissionais de saúde, uma formação comum que potencie uma complementaridade de funções informada. Neste contexto, o Mestrado Bolonha em Tecnologias Biomédicas (MTBiom) é uma plataforma de ligação entre as ciências da saúde e as engenharias, sendo dirigido a candidatos com aspiração de aprofundar conhecimentos em domínios tecnológicos de forte pendor aplicacional no campo da biomedicina.

Prima para ampliar

Laboratories

History

Nesta formação o Insituto Superior Técnico (IST) associa-se à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), dando continuidade a uma parceria de longa data entre as duas escolas que tem tido um papel determinante na inovação e desenvolvimento da interface entre a engenharia e a medicina. 

O MTBiom surge em 2012/2013 como consequência natural da criação recente do Departamento de Bioengenharia (DBE) e das linhas de actuação do IST neste domínio, definidas recentemente no seu Plano Estratégico, a saber: "Alargar a actividade em Ciências da Vida. Tirando proveito do sucesso das actividades de I&D em Bioengenharia e Biociências e investindo no sucesso da Engenharia Biomédica do IST, é chegada a hora de aprofundar e expandir as actividades em Ciências da Vida e Ciências Biomédicas e implementar as formações de 2º e 3º ciclo em Ciências Biomédicas, centrando a atenção na formação e treino médico com base científica e experimental." (in Plano Estratégico do IST, iniciativas globais, quinta iniciativa, p. 12)

O DBE reúne no seu corpo docente as competências necessárias para, em colaboração com a FMUL, assegurar o tronco formativo do MTBiom. No entanto, como na maioria dos ciclos de estudo conferentes de grau do IST, o MTBiom inclui competências formativas de outros departamentos, quer ao nível de unidades curriculares básicas, tal como Biomecatrónica (Departamento de Engenharia Mecânica), quer ao nível de unidades curriculares complementares, tais como Física e tecnologia das radiações (Departamento de Física) e Gestão de sistemas de saúde (Departamento de Engenharia e Gestão).

Objectives

O ensino de tecnologias biomédicas no IST tem como objectivo primordial proporcionar uma formação multidisciplinar, de preponderante vertente experimental, na fronteira entre a medicina e a engenharia, integrando conhecimentos e aplicações concretas da engenharia nos meios de investigação, diagnóstico e terapia das ciências médicas. As competências específicas a adquirir pelos estudantes terão assim um papel instrumental na resolução de forma avançada de problemas concretos da biomedicina.

O MTBiom proporciona uma formação pós-graduada comum a médicos, engenheiros e outros profissionais de saúde, numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida, que permita não só potenciar a complementaridade de funções através de um entendimento aprofundado dos campos respectivos, como fomentar a ligação entre as universidades e o sector produtivo, promovendo a transferência de tecnologia aplicando os resultados da investigação científica à inovação empresarial.

Designed For

  • O MTBiom tem como alvo prioritário candidatos detentores de um 2º ciclo em engenharias ou ciências da saúde, sem formação adequada em Tecnologias Biomédicas e que desejem investir nesta área. O curso proporciona assim, para além de uma especialização profissional e científica, o grau de Mestre a licenciados no regime pré-Bolonha.
  • Os candidatos detentores de um 1º ciclo em engenharias ou ciências da saúde, interessados num curso em biomedicina com cariz fortemente experimental em regime pós-laboral, são também encorajados a inscrever-se no MTBiom. Neste caso, a seriação terá em conta o curriculum vitae dos candidatos.
  • O conjunto das unidades curriculares do primeiro ano resulta num diploma de especialização em Tecnologias Biomédicas.
  • Todas as unidades curriculares do MTBiom são oferecidas e acreditadas avulso a profissionais que as desejem frequentar.

Employment

O facto de os engenheiros, médicos e outros profissionais de saúde terem um nível de empregabilidade elevado leva a supor que a maior parte dos candidatos estará integrado no mercado de trabalho, procurando com a frequência do MTBiom a aquisição de conhecimentos e competências que permitam a sua valorização profissional numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida.

A frequência do curso deverá constituir também uma mais-valia para os candidatos que eventualmente não tenham emprego, na medida em que lhes proporcionará a aquisição de um leque de conhecimentos e competências dentro das áreas de interface entre a engenharia e as ciências da saúde que, sendo razoavelmente alargado, é também suficientemente aprofundado para que se possa constituir como uma vantagem num contexto de iniciação profissional.

A elevada empregabilidade dos graduados no "Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica" oferecido em regime diurno pela parceria IST/FMUL (54% antes da conclusão do curso e 77% até 6 meses após conclusão do curso para os diplomados em 2009, segundo o Observatório de Empregabilidade aponta para uma rápida absorção pelo mercado de trabalho dos profissionais com este tipo de formação.

Os potenciais empregadores são:

  • Hospitais e outras unidades de cuidados de saúde;
  • Laboratórios de diagnóstico;
  • Laboratórios de investigação biomédica;
  • Indústrias de materiais e componentes para biomedicina;
  • Empresas fornecedoras de dispositivos implantáveis;
  • Empresas de instrumentação biomédica.

Operational Regime

Pós-laboral:

Segunda-feira a Sexta-feira das 18h30 às 21h30

Campus da Alameda do IST e na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (Hospital de Santa Maria)

Tuition

  • 1º ano: 2074,40 euros
  • 2º ano 1037,20 euros
  • Unidades curriculares avulsas: 311,16 euros

The information contained in this page is the responsibility of the degree coordinator(s).