Disciplina Curricular
Sistemas Inteligentes de Transportes SIT
Mestrado Bolonha em Sistemas de Transportes - MST 2021
Contextos
Grupo: MST 2021 > 2º Ciclo > Opções Livres > Opções Especialização
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Não há pré-requisitos
Objectivos
Os principais objetivos são: - Objectivos de Política de Transportes potenciados com a aplicação dos Sistemas Inteligentes de Transportes - Principais domínios e múltiplos exemplos concretos de aplicação dos Sistemas Inteligentes de Transportes - Componentes essenciais da arquitectura destes sistemas - Desenhos organizacionais e modelos de negócio dominantes nos vários tipos de aplicações - Tendências tecnológicas dominantes com influência na evolução destes sistemas - Riscos sociais e políticos associados à aplicação destes sistemas
Programa
Principais áreas de aplicação dos Sistemas Inteligentes de Transportes. Contributos dessas aplicações para os objectivos das políticas de transportes. Componentes essenciais da arquitectura destes sistemas e tendências tecnológicas associadas a cada uma dessas componentes e aos sistemas no seu todo. Aspectos centrais das exigências organizacionais e dos modelos de negócio possíveis para os vários tipos de aplicações. Riscos sociais e políticos (exclusão e invasão da privacidade) potencialmente associados à aplicação destes sistemas e formas de os mitigar. Apresentação e discussão aprofundada em aula de um conjunto variado de aplicações bem documentadas: Tarifação no uso de infra-estruturas; Reconfiguração de redes de infra-estruturas, incluindo para gestão de situação de emergência
Metodologia de avaliação
A avaliação é realizada através de: - 1 trabalho prático (monografia), com apresentação oral (50 %) - Exame final escrito (50 %)
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, nas apresentações e miniprojeto; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação, , nas apresentações e miniprojeto, e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media, nas apresentações e miniprojeto (20 %).
Componente Laboratorial
Não existente
Componente de Programação e Computação
Não existente