Disciplina Curricular
Engenharia Ferroviária EF
Mestrado Bolonha em Sistemas de Transportes - MST 2021
Contextos
Grupo: MST 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Entender os fundamentos da engenharia ferroviaria atual considerando os diferentes sub-sistemas. Adquirir conhecimentos específicos sobre o projeto e dimensionamento de infraestruturas ferroviárias, e obter as competências para a sua implementação prática. Adquirir conhecimentos fundamentais relativos à operação ferroviária.
Programa
1. FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA FERROVIÁRIA: Evolução, necessidade e competitividade dos sistemas ferroviários; Parâmetros, componentes e critérios principais da infraestrutura ferroviária; conceitos fundamentais relativos ao material circulante. 2.OPERAÇÃO E EXPLORAÇÃO FERROVIÁRIA: Capacidade de transporte e dinâmica de comboios (tracção, resistências ao avanço, frenagem); Instalações fixas e sistemas de exploração técnica; Organização das operações ferroviárias (planeamento do movimentos de comboios, layouts). 3. INFRAESTRUTURA FERROVIÁRIA: Projecto de Traçado ferroviário; Qualidade geométrica da via; Interacção via-veículo: esforços verticais, transversais e longitudinais; Dimensionamento da subestrutura e superestrutura ferroviária; Resistência transversal, descarrilamento; Vía não balastrada; Aparelhos de via.
Metodologia de avaliação
50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais, em particular: pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas; Competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa - no trabalho prático / apresentações), e Literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como para analisar e avaliar os conteúdos - no trabalho prático / apresentações). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.
Componente Laboratorial
Não aplicável
Componente de Programação e Computação
Não aplicável
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.