Dissertação

Cybersecurity and Social Amplification of Risk in Financial Systems EVALUATED

O risco cibernético tem sido considerado uma ameaça significativa à estabilidade financeira, pois é concebível que um incidente cibernético possa interromper funções econômicas críticas ou causar uma perda de confiança extrema no sistema financeiro. As autoridades financeiras devem estar preparadas para uma crise sistêmica causada por uma fonte cibernética com gestão de risco adequada e metodologias eficazes para análise de risco. A perspetiva de eventos de contágio de reputação deve ser especialmente considerada, uma vez que a confiança nas instituições é um fator crucial para a estabilidade dos sistemas financeiros. Este trabalho explora a hipótese de que o “Social Amplification of Risk Framework” e a “Situational Crisis Communication Theory” podem ser fundamentos relevantes para um livro de código para analisar incidentes cibernéticos que podem gerar um efeito de contágio de reputação e desencadear uma crise sistêmica. Uma análise de conteúdo dirigida é realizada em um corpus de dados construído a partir de 148 artigos de notícias publicados pela CNBC sobre as violações de dados que afetaram a Equifax e a Capital One, anunciadas em setembro de 2017 e julho de 2019, respetivamente. Após uma análise cruzada dos estudos de caso, este trabalho indica alguns dos fatores de amplificação social mais relevantes que podem ser responsáveis pela cobertura mediática sustentada, a amplificação da perceção de risco e a geração de impactos secundários e efeitos em cascata. Finalmente, sugere-se que novas pesquisas liguem esses fatores a uma potencial crise sistêmica.
Amplificação social do risco, cibersegurança, comunicação de crise, comunicação de risco, perceção de risco, risco sistêmico.

setembro 23, 2021, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro Filipe Xavier Mendonça

Centro Nacional de Cibersegurança

Especialista

ORIENTADOR

José Luís Brinquete Borbinha

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático