Dissertação

O CASO CAMBRIDGE ANALYTICA E A PRIVACIDADE DE DADOS NO FACEBOOK EVALUATED

A criação das redes sociais como forma de interação e de compartilhamento de ideias e informações entre as pessoas veio de uma necessidade cada vez maior das pessoas de se comunicarem entre si de uma forma imediata e sem esforços. A maior rede social atualmente é sem dúvidas o Facebook, criado em 2004 a princípio somente para alunos de Harvard. O crescimento da popularidade das redes sociais, principalmente do Facebook, transformam essa plataforma em um grande instrumento de publicidade, e empresas do mundo inteiro acessam os dados dos usuários da plataforma a fim de angariar clientes e criar conteúdo personalizado. Esse trabalho teve como objetivo compreender a existência de uma real privacidade dos dados compartilhados no Facebook por meio de estudo do Cambridge Analytica, que trouxe à tona a discussão sobre a utilização e compartilhamento dos dados pessoais pela plataforma citada. O caso em estudo quebrou a confiança que os usuários do Facebook possuíam em relação às Políticas de Privacidade da plataforma, eis que seus dados foram coletados e utilizados de forma não consensual. Para isso, foi realizada uma coleta de artigos e trabalhos nas áreas de Privacidade de Dados e Segurança da Informação, e traçado um paralelo entre essas informações coletadas e o caso Cambridge Analytica, a fim de colaborar na discussão da existência ou não de uma privacidade de dados nas redes sociais, mais especificamente no Facebook.
privacidade, dados, segurança, facebook, Cambridge Analytica

janeiro 26, 2021, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Eduardo Vera Cruz

Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Professor Catedratico

ORIENTADOR

Carlos Manuel Costa Lourenço Caleiro

Departamento de Matemática (DM)

Professor Associado