Dissertação
O CASO CAMBRIDGE ANALYTICA E A PRIVACIDADE DE DADOS NO FACEBOOK EVALUATED
A criação das redes sociais como forma de interação e de compartilhamento de ideias e informações entre as pessoas veio de uma necessidade cada vez maior das pessoas de se comunicarem entre si de uma forma imediata e sem esforços. A maior rede social atualmente é sem dúvidas o Facebook, criado em 2004 a princípio somente para alunos de Harvard. O crescimento da popularidade das redes sociais, principalmente do Facebook, transformam essa plataforma em um grande instrumento de publicidade, e empresas do mundo inteiro acessam os dados dos usuários da plataforma a fim de angariar clientes e criar conteúdo personalizado. Esse trabalho teve como objetivo compreender a existência de uma real privacidade dos dados compartilhados no Facebook por meio de estudo do Cambridge Analytica, que trouxe à tona a discussão sobre a utilização e compartilhamento dos dados pessoais pela plataforma citada. O caso em estudo quebrou a confiança que os usuários do Facebook possuíam em relação às Políticas de Privacidade da plataforma, eis que seus dados foram coletados e utilizados de forma não consensual. Para isso, foi realizada uma coleta de artigos e trabalhos nas áreas de Privacidade de Dados e Segurança da Informação, e traçado um paralelo entre essas informações coletadas e o caso Cambridge Analytica, a fim de colaborar na discussão da existência ou não de uma privacidade de dados nas redes sociais, mais especificamente no Facebook.
janeiro 26, 2021, 17:0
Publicação
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