Disciplina Curricular
Atividades Extracurriculares II AExt-II
Mestrado Bolonha em Ciência e Engenharia Moleculares / Molecular Science and Engineering - MSE 2021
Contextos
Grupo: MSE 2021 > 2nd Cycle > Free Options
Período:
Grupo: MSE 2021 > 2nd Cycle > Free Options
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Estimular os estudantes a adquirirem, de forma diversificada e complementar, conhecimentos e competências comportamentais, sociais, culturais, científicas, tecnológicas e profissionais, através da realização de atividades extracurriculares. Atualmente além de um percurso curricular que fornece provas de conhecimentos científicos/tecnológicos bem consolidados, os empregadores valorizam o percurso extracurricular dos alunos nas suas diversas vertentes.
Programa
No quadro desta unidade curricular serão creditadas actividades realizadas pelos estudantes, individualmente ou em grupo, que tenham um cariz essencialmente extra-curricular. 1) As atividades extracurriculares devem ser creditadas por pedido dos alunos em uma ou duas unidades curriculares denominadas Atividades Extracurriculares I e II (AE I e AE II) com 3 ECTS cada, oferecidas a todo o universo de alunos dos 2º. Ciclos (mestrado) do IST.Em cada uma destas UC de 3 ECTS os alunos devem realizar uma (ou mais) atividade(s) extracurriculares com esforço total de pelo menos 84 horas. 2) Os coordenadores de cada curso deverão reservar espaço na sua grelha de 2º. Ciclo para que os alunos, se assim o entenderem, possam escolher AE I/AEII
Metodologia de avaliação
1) A efectiva realização da actividade, exigindo-se um certificado das entidades onde realizaram as atividades extracurriculares, 2) AE I ou AE II tem avaliação do tipo aprovado/ não aprovado.
Componente de Competências Transversais
Durante o desenvolvimento das atividades extracurriculares, os alunos têm a oportunidade de trabalhar diferentes conjuntos de Competências Transversais. Embora a natureza destas competências dependa do tipo de atividade extracurricular, em geral os alunos terão a oportunidade de desenvolver: i) Pensamento Crítico e Inovador (Criatividade, Estratégias de Resolução de Problemas); ii) Habilidades Intrapessoais (autodisciplina, entusiasmo, preserverança, motivação pessoal) e iii) Habilidades Interpessoais (comunicação, organização, decisão, iniciativa, apresentação oral, redação).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.