Disciplina Curricular

Métodos Analíticos e Estruturais I MAEst-I

Mestrado Bolonha em Ciência e Engenharia Moleculares / Molecular Science and Engineering - MSE 2021

Contextos

Grupo: MSE 2021 > 2nd Cycle > Main Area

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Carácter electromagnético da luz e interação com a matéria; Ligação química; Propriedades periódicas dos elementos; Equilíbrio Químico: ácido-base, de solubilidade e de complexação; Conceitos simples de electroquímica; Grupos funcionais e nomenclatura; Erros e estatística: erro associado e outros parâmetros, regressão linear simples.

Objectivos

(A) Fornecer conhecimentos avançados sobre as técnicas mais utilizadas na separação, elucidação estrutural, caracterização e quantificação de compostos orgânicos. (B) Fornecer os conceitos fundamentais dos vários métodos analíticos e estruturais, qual a informação qualitativa e quantitativa que se pode obter, e quais as vantagens e desvantagens/limitações. (C) Fornecer uma visão integradora da complementariedade e aplicabilidade dos vários métodos analíticos e estruturais. (D) Escolher as técnicas analíticas em função da amostra. (E) Determinar a concentração do elemento ou composto na amostra (e erro associado). (F) Aplicar os conhecimentos adquiridos a casos práticos. (G) Promover a autonomia dos estudantes na procura de soluções para problemas propostos. (H) Melhorar as competências do trabalho em equipa.

Programa

Espectroscopias Atómicas (elementar): emissão no UV-Vis (atomização no plasma induzido de árgon com detecção óptica (ICP-OES) e detecção por massa (ICP-MS)). Espectroscopias moleculares: UV-Vis (absorção, fluorescência e fosforescência), infravermelho (IV), Raman e dicroísmo circular. Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de Sólidos e Líquidos (2D e 3D). Cristalografia de Raio-X. Métodos Separativos: Cromatografia Gasosa; Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Cromatografia de Fluido Supercrítico. Electroforese Capilar. Espectrometria de Massa (MS): Atómica (Isótopos; GC-C-IRMS); Molecular (MALDI-TOF/MS; ESI-MS). Métodos Hifenados (GC x GC-ToF-MS) Proteómica (Eletroforese em gel bidimensional (2DE)) e metabolómica.

Metodologia de avaliação

A UC tem uma componente teórica (T), teórico-prática (TP) e outra de Laboratório (L), sendo a nota final resultante da seguinte fórmula: 50% T + 20% TP + 30% P. A avaliação da componente T será feita através de um exame (semana 9); a da componente TP através da apresentação e discussão de projetos de investigação a partir de temas propostos (trabalho em grupo).

Componente de Competências Transversais

Na UC de MAE I irão ser desenvolvidas as principais componentes de Competências Transversais, incluindo a expressão oral, expressão escrita, trabalho em equipa, pensamento crítico e inovador, e estratégias de resolução problemas. De notar que será dado ênfase à avaliação contínua nas componentes TP e L.

Componente Laboratorial

Haverá uma forte ligação entre a componente teórica e a de laboratório, sendo os trabalhos a realizar na componente laboratorial previamente leccionados nas aulas teóricas. Cada aluno realizará quatro trabalhos laboratoriais. Os trabalhos de grupo serão realizados nas semanas 3, 4, 6 e 7. Nas semanas 1, 2 e 5 serão apresentados os trabalhos laboratoriais e respectiva preparação dos trabalhos.

Componente de Programação e Computação

----

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre