Disciplina Curricular
Dinâmica Molecular DMole
Mestrado Bolonha em Ciência e Engenharia Moleculares / Molecular Science and Engineering - MSE 2021
Contextos
Grupo: MSE 2021 > 2nd Cycle > Main Area
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
NA
Objectivos
O objectivo da disciplina é fornecer aos estudantes os fundamentos da simulação molecular, aplicada à previsão de propriedades termodinâmicas e termofísicas de fluidos. A abordagem é eminentemente “hands-on”, esperando-se que no fim do curso, os estudantes sejam capazes de utilizar um dos programas de simulação disponíveis e obter propriedades um fluido comum.
Programa
1. Perspectiva histórica, motivações e aplicações. 2. Modelos e potenciais 3. Princípios básicos de simulação 3.1 Condições periódicas de fronteira 3.2 Truncagem do potencial 3.3 Médias termodinâmicas e flutuações 3.4 Grandezas estruturais 3.5 Correções de longo alcance. 4. Dinâmica molecular 5. Monte Carlo 6. Simulação de Propriedades termofísicas 6.1 Propriedades de equilíbrio 6.2 Propriedades de superfície 6.3 Propriedades de transporte
Metodologia de avaliação
Avaliação Contínua: 50% Projeto de simulação: 25% Apresentação final: 25%
Componente de Competências Transversais
As Competências Transversais serão desenvolvidas através da apresentação de “Case-studies” e da Apresentação Final do Projeto de Simulação. O Trabalho em Grupo fomentará as Competências Interpessoais e de Liderança, bem como a componente de Criatividade. Os “Case-studies” serão particularmente úteis não só para desenvolver Pensamentos Críticos e Inovadores mas também para os alunos tomarem um maior contacto com a Literacia de Informação e dos Media na óptica do utilizador. Estima-se que a contribuição desta componente na avaliação global seja de cerca de 10%.
Componente Laboratorial
NA
Componente de Programação e Computação
A computação e programação são intrínsicas ao tema desta UC.
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.