Disciplina Curricular

Astrobiologia Astrob

Mestrado Bolonha em Ciência e Engenharia Moleculares / Molecular Science and Engineering - MQ 2006

Contextos

Grupo: MQ 2006 > 2º Ciclo > Ciências da Especialidade

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

N/A. Todos os estudantes do IST, em particular todos aqueles que tenham formação em Engenharia Biológica (MEBiol), Engenharia Física Tecnológica (MEFT), Engenharia Biomédica (MEBiom), Biotecnologia (MBiotec), Microbiologia (Microbio), Engenharia Aeroespacial (MEAer), Engenharia Química (MEQ), Engenharia Geológica e de Minas (MEGM), ou Química (MQ) podem frequentar a UC.

Objectivos

(A) Fornecer conhecimentos aos estudantes sobre a formação e distribuição de matéria orgânica e da vida no Universo; (B) Fornecer os conceitos fundamentais aos estudantes de forma a terem uma carreira de sucesso na área transdisciplinar da Astrobiologia e em áreas relacionadas com o Espaço; (C) Mostrar os avanços mais recentes da Astrobiologia e missões espaciais; (D) Melhorar a aptidão dos estudantes a nível da escrita, apresentação e discussão; melhorar as competências do trabalho em equipa. (E) Motivar os estudantes a seguir uma carreira em Ciência, incluindo investigação (na Universidade, institutos de investigação e agências espaciais), ensino e comunicação de Ciência.

Programa

● Perspetiva histórica da Astrobiologia. ● Escalas de tempo geológico (formação do sistema solar; Terra primitiva; primeiros organismos vivos; produção de oxigénio). ● Origem da vida e contribuição endógena (fontes hidrotermais; implicações para a origem da vida noutros planetas). ● Origem da vida e contribuição exógena (moléculas orgânicas em cometas/asteroides/meteoritos). ● Cometas, asteroides e meteoritos (definição; classes/grupos; missões espaciais; moléculas orgânicas terrestres versus extraterrestres). ● Evolução da vida (incluindo origem do código genético). ● Requisitos básicos para a habitabilidade. ● Vida em ambientes extremos (extremófilos; importância para missões espaciais). ● Análogos planetários como ferramentas de deteção de vida (viagens de campo e localização na Terra; tipos/classes). ● Missões espaciais de deteção de vida no sistema solar. ● Vida fora do sistema solar (exo-planetas).

Metodologia de avaliação

A avaliação inclui um exame escrito (50%); Elaboração por cada grupo de estudantes de uma monografia (revisão) sobre um tema/problema proposto, e respetiva apresentação oral e discussão (50%).

Componente de Competências Transversais

A expressão oral, expressão escrita, trabalho em equipa, pensamento crítico e inovador, e estratégias de resolução problemas serão avaliadas nesta UC. 50% da componente de avaliação será para a elaboração por cada grupo de uma monografia (revisão) sobre um tema/problema proposto, e respetiva apresentação oral e discussão. Ao resolver um problema através da preparação de uma monografia, os alunos desenvolverão pensamento crítico e inovador, bem como estratégias de resolução de problemas. Um dos objectivos desta UC (objectivo D) é o de melhorar a aptidão dos estudantes a nível da escrita, apresentação e discussão, fazendo com que ganhem confiança para falar em público e aprenderem a elaborar trabalhos científicos. Além disso pretende-se que os alunos melhorarem as competências do trabalho em equipa, aprendendo a interagir com outros alunos em grupos heterogéneos (i.e. com alunos de outros cursos que poderão frequentar a UC). Estima-se uma contribuição de 10% para a avaliação global da UC

Componente Laboratorial

NA

Componente de Programação e Computação

NA

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre