Disciplina Curricular
Materiais Funcionais MFun
Mestrado Bolonha em Ciência e Engenharia Moleculares / Molecular Science and Engineering - MQ 2006
Contextos
Grupo: MQ 2006 > 2º Ciclo > Ciências da Especialidade
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Frequência das cadeiras de Estrutura dos materiais, Electromagnetismo e óptica, Propriedades físicas dos materiais e Caracterização espectroscópica e análise térmica do 1º e 2º ciclos de Engenharia de Materiais.
Objectivos
Pretende-se que os alunos alarguem as suas perspectivas e conhecimentos em novos tipos de materiais, com diferentes funcionalidades eventualmente alteráveis através de estímulos externos, e que se encontram em diversas fases de desenvolvimento ou aplicação, no sentido de ampliar a sua cultura científica e tecnológica numa perspectiva de futuro.
Programa
Esta UC tem uma estrutura modular que reflete a diversidade de competências em ciência e tecnologia de materiais existentes no IST. Incluirá um conjunto de aulas introdutórias e diversos módulos sobre materiais com funcionalidades específicas, escolhidos entre os tópicos indicados. Cada módulo será leccionado por um especialista convidado. Estrutura: Introdução. O que são materiais funcionais? Funcionalidades e aplicações. Módulos. Exemplos Módulos de Materiais Funcionais: ópticos; para electrónica, optoelectrónica e spintrónica; termoeléctricos; piezoeléctricos e ferroeléctricos; magnéticos; com memória de forma; funcionalização de superfícies; supercondensadores; fotovoltaicos; ultraduros; para ambientes extremos (barreiras térmicas, ultra-alta temperatura, altamente corrosivos, altas pressões, etc.). Tipos de aplicações: energia, fissão e fusão nucleares, defesa, aeroespacial, sensores e actuadores, informática, etc.
Metodologia de avaliação
i) exame final e ii) relatório sobre o trabalho experimental de preparação/ensaio de um material específico à escolha, realizado em grupos de 2/3 estudantes.
Componente de Competências Transversais
As competências transversais serão desenvolvidas essencialmente na componente laboratorial. Serão incentivados o Pensamento Estratégico, o Pensamento Crítico, a Criatividade, as Estratégias de Resolução de Problemas, a Produtividade e Gestão de Tempo, a Proatividade e Espírito de Iniciativa, a Motivação Intrínseca, a Tomada de Decisão, a Comunicação Escrita, o Trabalho em Equipa, o Respeito pela diversidade, a Deontologia Profissional, a Procura e gestão de informação, e a Estruturação e formatação de relatórios, sendo 20% a percentagem das suas componentes de avaliação que contempla a análise de competências transversais.
Componente Laboratorial
Preparação e caracterização de um material funcional, escolhido de uma lista.
Componente de Programação e Computação
NA
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação todo o aluno deve divulgar qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.