Disciplina Curricular

Metrologia das Radiações Ionizantes na Saúde e Indústria MRISI

Mestrado Bolonha em Proteção e Segurança Radiológica - MPSR2016

Contextos

Grupo: MPSR2016 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Formação na área da Engenharia Física e Tecnologias da Saúde.

Objectivos

Adquirir os conhecimentos de metrologia das radiações ionizantes nas suas duas vertentes: dosimetria (no sector área da Saúde) e radionuclidos (no sector industrial). No sector da Saúde, compreender os fundamentos dos padrões primários mais importantes. No sector industrial, compreender os sistemas de detecção dos radionuclidos e medição da sua actividade. Compreender o significado da pirâmide metrológica, o conceito de rastreabilidade e as diferentes abordagens para o cálculo das incertezas. A metrologia do ponto de vista institucional.

Programa

• Dosimetria: definição das grandezas dosimétricas • Qualidades de Radiação. Sua caracterização • Padrões primários • Câmara de cavidade • Câmara livre no ar • Calorímetro de água e de grafite • Cálculo de incertezas • Calibração de padrões secundários • Metrologia dos radionuclidos: o que medir? • Caracterização dos sistemas de detecção de radionuclidos • Principais diferenças. Vantagens e desvantagens • Factores de correcção de eficiência. • Padrões de referência. Sua importância • Cálculo de incertezas • Exercícios de intercomparação e testes de proficiência • As instituições nacionais e internacionais na área da metrologia

Metodologia de avaliação

A avaliação consistirá em duas componentes principais: Apresentação e discussão em aula (idividual ou grupos de 2) de um tema relevante relacionado com as aplicações da metrologia das radiações ionizantes na saúde ou na indústria (30%). Exame final (70%).

Componente de Competências Transversais

As seguintes competências transversais serão desenvolvidas: Pensamento crítico e inovador: Pensamento crítico e criatividade, através da discussão de temas relevantes e resolução dos problemas propostos; Competências intrapessoais: Produtividade e espírito de iniciativa, desenvolvendo capacidades relacionadas com a gestão de tempo e produtividade; Competências interpessoais: Comunicação escrita, trabalho de equipa e comunicação oral, através da realização de trabalhos de grupo e apresentações em aula; Literacia da informação e dos media: Estruturação e formatação de documentos e apresentações, através da realização de trabalhos e apresentação dos mesmos. A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Componente Laboratorial

n.a.

Componente de Programação e Computação

n.a.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre