Disciplina Curricular

Resíduos Radioactivos RRad

Mestrado Bolonha em Proteção e Segurança Radiológica - MPSR2016

Contextos

Grupo: MPSR2016 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Formação em Química, Engenharias, Geologia e Computação aplicada, constituem uma mais-valia para frequentar a unidade curricular.

Objectivos

•Introduzir os alunos à problemática de geração, tratamento e gestão segura dos resíduos radioactivos (RR) que são produzidos em resultado do uso de fontes de radiação na saúde, indústria, ensino e investigação. •Dotar os alunos de conhecimentos teóricos e práticos ( tipos, origens e classificações de RR) assim como as tecnologias de tratamento existentes e em desenvolvimento no sentido de melhor proteger o Ambiente e a Biosfera. •Familiarizar os alunos com as ferramentas de simulação actualmente usadas no estudo e planeamento de soluções para os RR (repositórios). •Dar a conhecer a realidade nacional nesta área e as experiências internacionais assim como os aspectos éticos e societais relacionados com a gestão dos RR. •Formar especialistas com competências várias na área dos RR, seja a nível de IDD, ET como no domínio operacional, assim como no suporte à decisão das estratégias nacionais da gestão de RR.

Programa

•Identificação de práticas geradoras de resíduos radioactivos (RR) na saúde, indústria, investigação e ensino; Ciclo do combustível; Resíduos NORM. •Definições de RR, origens e classificações. Radiotoxicidade e geração de calor. Química dos actinídeos, migração/especiação. •Gestão segura de RR. Desmantelamento de instalações radiológicas/nucleares. Fontes órfãs. Inventário de RR. •Protecção radiológica na gestão de RR. Liberação e isenção. Legislação nacional e recomendações internacionais. Transportes de RR. •Tecnologias de tratamento (processos de membrana, eléctricos, destilação, precipitação química, etc.). Partição/transmutação. •Armazenamento temporário e acondicionamento definitivo. Confinamento em repositórios. •Geoquímica. Cinética de adsorção/desadsorção em geomateriais. •Métodos nucleares no estudo geoquímico e mineralógico de substratos (Mössbauer, AAN, etc). •Introdução à modelação (ex.:Comsol). •Aspectos societais e éticos da gestão de RR. Comunicação com o público.

Metodologia de avaliação

A avaliação consistirá em: Realização de trabalho escrito, apresentação oral e discussão em aula (individual ou em grupo) de temas relacionados com a problemática dos resíduos radioactivos (30%). Exame final (50%). Parte laboratorial (20%).

Componente de Competências Transversais

A UC RR permite o desenvolvimento das seguintes competências transversais: Pensamento crítico e inovador, nomeadamente na estratégia de abordagem e resolução de problemas, pensamento crítico na análise de informações e conteúdos relativos à UC RR, criatividade na discussão inovadora de temas de trabalho e nas apresentações dos mesmos, nomeadamente, o uso de novas tecnologias inlcuindo software interactivo. Competências interpessoais como compreensão da informação e facilidade e clareza na escrita; Intrapessoais (oralidade, organização e trabalho em equipa, autodisciplina, perseverança, auto-motivação). Proactividade e espírito de iniciativa na procura de novas ferramentas de trabalho para melhor contribuiu para o aprofundamento e inovação do conhecimento nesta UC. Literacia da informação e dos media: estruturação e formatação de documentos e apresentações, procura e gestão de informação. A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem de 20%.

Componente Laboratorial

Familiarização e aprendizagem da utilização de vários tipos de detectores portáteis de detecção de radiação. Aplicação a casos práticos em laboratório e na pesquisa de fontes órfãs, em trabalho de campo (área controlada). Resolução de problemas téorico-práticos relacionados com categorização de fontes seladas e sua gestão como RR e ao transporte de RR. Introdução à aplicação do software COMSOL Multiphysics® .

Componente de Programação e Computação

Introdução à aplicação do software (ex.:COMSOL Multiphysics®).

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre