Breve Introdução

O Mestrado em Planeamento e Operação de Transportes (MPOT) é um novo curso oferecido pelo IST, com que se pretende atrair estudantes de formações de 1º e 2º ciclo e de licenciaturas pré-bolonha, para um 2º ciclo de especialização em Transportes.

O MPOT permite oferecer uma formação avançada adequada às necessidades das empresas e outros agentes económicos e administrativos do sector dos transportes (ex: Operadores de Transportes, Reguladores, Indústria, Câmaras Municipais, consultores, etc).

O MPOT formará técnicos capazes de contribuir significativamente para o desempenho eficiente dos sistemas de transportes, para a inovação tecnológica e organizacional, e para a melhoria da competitividade industrial, colocando-os em contacto com a indústria nacional e internacional com níveis de competência idênticos aos das melhores escolas europeias do sector.

O IST possui no sector de Transportes colaborações com a indústria ao nível nacional e internacional, e com as principais escolas Europeias com ofertas de 2º e 3º ciclo neste domínio, consolidando assim uma rede que poderá ser mobilizada não só a apoiar este projecto a vários níveis (credibilidade internacional, patrocinar dissertações, proporcionar saídas profissionais) como também a ter um papel estruturante ao nível da formação de 3º ciclo, da existência de projectos de I&D de excelência e a financiamentos por aquelas entidades de algumas unidades do IST.

Historial

Este Mestrado repõe no essencial a oferta do antigo Mestrado em Transportes do IST, que funcionou com sucesso 1987 e 2007 e por onde passou uma parte importante dos actuais quadros dirigentes do sector.

Objectivos

Os objectivos globais do MPOT são:

  • Oferecer uma formação avançada adequada às necessidades do sector dos transportes;
  • Formar técnicos capazes de contribuir significativamente para o desempenho eficiente dos sistemas de transportes, a inovação tecnológica e organizacional e a melhoria da competitividade industrial.

O objectivo operacional do MPOT é proporcionar aos estudantes os conhecimentos, competências e capacidades para:

  • Compreender a necessidade duma abordagem interdisciplinar à resolução de problemas em Transportes;
  • Compreender os desafios que se colocam aos Sistemas de Transporte a curto e médio prazo, bem como a necessidade do investimento em investigação e inovação para o desenvolvimento sustentável dos sistemas de mobilidade e transportes em interacção com os territórios e com as actividades económicas e sociais;
  • Aplicar os princípios fundamentais de engenharia, economia e sociologia que suportam o estudo e desenvolvimento dos Sistemas de Transportes, aplicados ao planeamento e politicas, produção e exploração de Sistemas de Transportes;
  • Projectar e conduzir experiências, assim como analisar e interpretar dados, de modo a avaliar as situações correntes e formular soluções e intervenções para problemas complexos.

Destinatários

Este Mestrado tem como destinatários os técnicos de várias formações de base no ensino superior, com 5 ou com 3 anos, interessados em desenvolver ou aprofundar a sua competência para uma carreira profissional de sucesso no sector dos Transportes. Dadas as múltiplas valências temáticas relevantes para o planeamento e a operação dos sistemas de transportes, são bem-vindas candidaturas das áreas das engenharias, da economia, geografia, planeamento, sociologia, etc., esperando-se de todos os alunos o esforço e empenho suplementares necessários para entender e trabalhar os conceitos e técnicas das áreas diferentes da sua de origem.

Saídas Profissionais

A formação oferecida neste Mestrado em Planeamento e Operação de Transportes é de largo espectro tendo em vista a inserção fácil dos seus Mestres em qualquer das múltiplas vertentes do sector (operadores dos vários modos, consultores, entidades públicas de regulação, planeamento ou supervisão), bem como na componente transportes de empresas industriais, ou em unidades de outros sectores em que seja especialmente importante a sua ligação com os serviços de transportes.

Regime de Funcionamento

O Mestrado em Planeamento e Operação de Transportes está organizado em 4 semestres, sendo os 3 primeiros lectivos e o 4º dedicado á elaboração da dissertação. Atendendo à necessidade de conjugar as cargas lectivas definidas na lei para este nível de ensino com a expectativa de que uma parte significativa dos alunos esteja a trabalhar, o horário foi organizado de forma a ocupar os períodos do início da manhã e do final da tarde.

Há unidades curriculares com 6 e com 4,5 créditos ECTS.

Propinas

A propina anual tem o valor de 1037.20€ Euros.

Coordenadores

2018/2019
Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário
rosariomacario@tecnico.ulisboa.pt

A informação contida nesta página é da responsabilidade da equipa de coordenação do curso.