Dissertação

Análise de desempenho de uma interface na perspetiva da circulação pedonal com recurso à micro-simulação: o caso de estudo do Colégio Militar EVALUATED

A existência de alternativas eficientes ao transporte individual torna-se indispensável num momento em que os congestionamentos são cada vez mais frequentes e as emissões de poluentes atmosféricos se tornam um problema cada vez mais presente. O transporte público é peça essencial do desenvolvimento sustentável das cidades, sendo a organização da rede fulcral de modo a permitir transbordos eficientes e confortáveis, em interfaces que proporcionem ao passageiro uma ideia de continuidade da viagem. Contudo, estes nós da rede estão associados frequentemente a altos fluxos de peões com constrangimentos à circulação pedonal que desencorajam a sua utilização. As metodologias de análise do desempenho de interfaces de transporte público assentam, geralmente, em valores agregados que redundam em resultados demasiadamente otimistas. O desenvolvimento das ferramentas de micro-simulação permite, contudo, antecipar diferentes formas de aferir o desempenho destas infraestruturas, sendo necessário estabelecer linhas orientadoras adequadas, à semelhança das que existem para as análises convencionais. Assim, procurou-se compilar um conjunto de “boas práticas” a partir dos métodos seguidos em diferentes estudos, construindo uma metodologia que possa ser replicada em interfaces já existentes ou em fase de projeto. Uma das principais alterações face às metodologias convencionais passa por considerar períodos de 30 segundos consecutivos na análise de desempenho, em detrimento do valor médio do período simulado. De forma a aplicar essa metodologia, construiu-se o modelo de micro-simulação da estação de Metropolitano do Colégio Militar/Luz (em Lisboa), fazendo o diagnóstico da situação atual e testando diferentes cenários alternativos de modo a aproveitar e comprovar as potencialidades destas ferramentas.
Circulação pedonal, interfaces, nível de serviço, micro-simulação

novembro 27, 2015, 17:0

Publicação

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Orientação

ORIENTADOR

João António De Abreu e Silva

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Prof Auxiliar Convidado