Dissertação

Condução Energicamente Eficiente na Exploração Ferroviária em Portugal. Aplicação ao caso dos serviços regionais na linha do Douro EVALUATED

A principal fatia do consumo energético nos caminhos-de-ferro consiste no consumo de energia para tracção, isto é, a energia despendida para mover os comboios. Estes consumos são muito influenciados pela forma como o comboio é conduzido dentro dos horários estabelecidos. Como cada maquinista tem o seu estilo de condução próprio e dado que a dedução da estratégia de condução mais eficiente não é trivial, existem hoje sistemas de apoio à condução versados para aconselhar os maquinistas na escolha das acções energeticamente mais eficientes. O objectivo do trabalho consistiu na elaboração de um modelo de condução eficiente, de forma a calcular, para um dado percurso e tempo concedido, um perfil de velocidades energeticamente eficiente. Este modelo de condução foi utilizado para construir estratégias de condução eficientes para os serviços regionais e inter-regionais na linha do Douro. A avaliação do potencial de poupança energética do modelo foi feita recorrendo a um simulador de marcha, comparando as acções e evolução das velocidades de casos reais analisados com a estratégia de condução eficiente para a mesma situação. Os resultados das simulações apontam para um potencial de poupança energética entre os 11 e os 15%, apenas pela modificação do estilo de condução. Finalmente, foi desenvolvido um protótipo de um sistema de apoio à condução, de forma a auxiliar o maquinista na adopção de uma estratégia eficiente de condução. O protótipo foi desenvolvido para a plataforma Android, de forma a ser implementado num equipamento de baixo custo, como um vulgar tablet, dotado de receptor GPS.
Eficiência Energética, Condução Económica, Sistema de Apoio à Condução, Ferrovia

Novembro 21, 2014, 10:0

Publicação

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Orientação

ORIENTADOR

Nuno Alexandre Baltazar de Sousa Moreira

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar