Dissertação

Desenvolvimento de modelos de transporte num contexto de escassez de dados. O caso da Cidade da Praia EVALUATED

A Praia tem tido um aumento exponencial da população bem como da procura de transporte na cidade. O resultado é um sistema de transporte que claramente não consegue dar resposta em tempo útil e qualidade as exigências de transporte da população. Paralelamente a isso, o crescimento desorganizado e orgânico das construções tem posto grandes desafios ao planeamento adequado da cidade. O objetivo do trabalho,considerando o contexto de grande escassez de informação construir de modelos de procura agregada simples que podem ser utilizados para avaliação do nível estratégico da rede rodoviária na cidade da Praia em termos de tráfego de veículos privados usando dados limitados e propor estratégias de planeamento alternativas que podem melhorar o desempenho da rede rodoviária. O estudo definiu 27 zonas de análise de tráfego. A rede de estrada foi criada usando ferramentas de criação da rede no software Visum. O processo de quatro passos (geração de viagem, distribuição, escolha modal e afetação) foi desenvolvido para modelar a rede. A modelação da geração/atração de viagens utilizou o método de regressão linear. Na distribuição de viagens para os parâmetros do modelo gravitacional foram utilizados valores calibrados, e o tempo de viagem entre as zonas. Na etapa da escolha modal foram utilizados dados de viagens de outras cidades de países em vias desenvolvimento para calcular a divisão modal para a Praia. Na etapa da afetação de tráfego as viagens de automóvel foram atribuídas à rede usando o modelo de equilíbrio.
Praia, modelo de quatro passos, produção de viagens, Visum

junho 23, 2016, 0:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João António De Abreu e Silva

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado