Disciplina Curricular
Gestão da Mobilidade Urbana GMU
Mestrado Bolonha em Planeamento e Operação de Transportes - MPOT2010
Contextos
Grupo: MPOT2010 > 2º Ciclo
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
A partir da consciencialização sobre as evoluções rápidas que vêm ocorrendo no modo de vida urbano, pretende-se dotar os alunos dos conhecimentos sobre os factores dominantes dos requisitos da mobilidade urbana e sobre as soluções técnicas existentes para os atender, e das competências para compreender os mecanismos de decisão dos cidadãos e as soluções organizadas pelo lado da oferta, e para formular a abordagem a problemas concretos, e configurar instrumentos de intervenção para a gestão da mobilidade.
Programa
1. Complexidade e elementos do sistema da mobilidade urbana 2. Características da mobilidade urbana e principais factores da procura. 3. Contributos dos vários modos face aos múltiplos objectivos e restrições sociais, em particular a sustentabilidade do ambiente urbano 4. e 5. Características técnicas e funcionais dos vários modos (Privados e Públicos) 6. Principais custos na produção e modelos organizativos nos Transporte Públicos 7. Intermodalidade e interfaces 8. Soluções técnicas e organizacionais Emergentes. Situações de utilização preferencial de cada modo ou combinação de modos 9. O papel das autoridades. Formas de contratação dos serviços 10. Factores de qualidade e modelos para a sua monitorização. Sistemas de informação para gestão 11. Os Sistemas Inteligentes de Transportes como instrumentos de maior eficiência e qualidade. Frentes de desenvolvimento e modelos de negócio associados 12. e 13. O papel dos sistemas de preços na Mobilidade Urbana e as soluções existentes e emergentes. Financiamento das redes de transportes públicos e do sistema de mobilidade urbana em geral. Possíveis fontes e justificação para o seu envolvimento. 14. Organização, desenho institucional e gestão do sistema de mobilidade urbana
Metodologia de avaliação
A avaliação será feita através de dois elementos: um exame escrito (E) e apresentação de resolução de problemas em seminários (S) tendo por base trabalhos em grupos, constituídos por dois a três alunos. A resolução de problemas tem que ser apresentada e discutida (D) em seminário. Após a discussão ao alunos entregam um relatório de síntese (R). A avaliação final é dada por AF = 0,4E+0,6S , sendo S = 0,75R+0,25D