Disciplina Curricular
Reabilitação Urbana UR
Mestrado Bolonha em Ordenamento do Território e Urbanismo - MOTU 2017
Contextos
Grupo: MOTU 2017 > 2º Ciclo > Especialização > Gestão do Território > Opções
Período:
Grupo: MOTU 2017 > 2º Ciclo > Especialização > Projeto Urbano > Opções
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
na
Objectivos
Esta UC examina os processos de reabilitação de áreas urbanas e suburbanas com reduzido desempenho (e.g., conjuntos habitacionais problemáticos, parques de escritórios e complexos industriais em declínio, áreas comerciais decadente, etc), num quadro de sustentabilidade socialmente responsável. O principal objetivo é analisar e discutir os conceitos de reabilitação urbana como estratégia integrada para a regeneração urbana e descrever processos, métodos e instrumentos de intervenção. Particular atenção é dada aos mecanismos de adaptação e de reconversão, aos critérios e métodos adoptados em intervenções de reabilitação e às novas metodologias e procedimentos que permitam obter respostas eficientes e sustentáveis considerando as diferentes escalas do edificado, do bairro e da cidade.
Programa
1. Áreas urbanas e suburbanas de reduzido desempenho. Conceitos e fundamentos. Condições de desempenho: variáveis sociais, económicas, culturais e físicas; modelos de avaliação: critérios, parâmetros metodologias e instrumentos. 2. Reabilitação urbana (RU). Evolução do conceito a partir da segunda metade do sécXX. 3. Abordagens e estratégias de RU no contexto da regeneração urbana: re-habitar, reconverter e renaturalizar áreas com reduzido desempenho. 3.1. Princípios e critérios de intervenção. Urbanismo incremental vs urbanismo de oportunidade; ações de curto prazo como estratégias de mudança de longo prazo; 3.2. Resiliência e mudanças climáticas, renaturalização, infraestruturas naturalizadas, serviços ecológicos, sistemas de energia urbana. 3.3. Processos colaborativos. Envolvimento das comunidades locais e de parceiros institucionais;. 4. Estudos de caso. RU como estratégia de desenvolvimento integrado: objetivos, resultados, recursos e lições.
Metodologia de avaliação
O modelo de ensino-aprendizagem adoptado está organizado em função de três componentes diretamente vinculados entre si: teórica, instrumental e experimental complementadas por visitas de estudo e palestras/seminários com convidados exteriores ao meio académico. A par da exposição e discussão de conceitos teórico-metodológicos, e da apresentação de exemplos relevantes, são desenvolvidos exercícios práticos com base num estudo de caso para aplicação e experimentação de procedimentos e ferramentas metodológicas. É feita uma avaliação global e integrada dos alunos, assente numa avaliação contínua ao longo do semestre lectivo, num exame final e num trabalho de grupo baseado na análise de um estudo de caso considerado relevante.
Componente de Competências Transversais
na
Componente Laboratorial
na
Componente de Programação e Computação
na
Princípios Éticos
na