Disciplina Curricular
Planeamento e Gestão da Mobilidade Urbana - Motu PGMUM
Mestrado Bolonha em Ordenamento do Território e Urbanismo - MOTU 2017
Contextos
Grupo: MOTU 2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Não aplicável
Objectivos
Objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Conhecimentos sobre os factores dominantes dos requisitos da mobilidade urbana e da acessibilidade; Compreensão das soluções técnicas existentes para atender aos requisitos da mobilidade urbana, sobre as competências para compreender os mecanismos de decisão dos cidadãos e as soluções organizadas pelo lado da oferta. Conhecimento sobre as formas de abordar problemas concretos e configurar instrumentos de intervenção para o planeamento e gestão da mobilidade.
Programa
1. Evolução e problemática da mobilidade urbana 2. Organização e características do sistema da mobilidade urbana e os principais factores de procura. 3. O transporte urbano e a infraestrutura 4. Interacções transportes/mobilidade e usos do solo 5. Intermodalidade e interfaces: intermodalidade em áreas urbanas e implicações no planeamento das interfaces. 6. Preocupações ambientais. Paradigma da mobilidade sustentável. 7. Estacionamento e seu dimensionamento 8. Modos activos: o papel dos modos activos (peões e bicicleta – procura e infraestrutura)
Metodologia de avaliação
Método de Avaliação da unidade curricular. Componente Teórica: através de 1 teste final Componente Prática: 2 trabalhos práticos - Revisão crítica de 1 artigo científico e posterior apresentação na aula; - Análise do estacionamento e sistema de transportes de uma zona em Lisboa. A Nota Final da unidade curricular é obtida de seguinte forma: Exame 40% da nota final Trabalhos práticos 60% (30%+30%) da nota final
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico (pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade e abordagens à resolução de problemas), Competências Interpessoais (comunicação escrita, trabalho em equipa e liderança), Competências Intrapessoais (Produtividade e gestão do tempo, gestão do stress, pro-atividade e iniciativa) e Literacia da informação e dos Media (utilização de ferramentas informáticas na ótica do utilizador, estruturação e formatação de documentos). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 10%.
Componente Laboratorial
não aplicável
Componente de Programação e Computação
não aplicável