Disciplina Curricular
Gestão Urbanística e Economia do Imobiliário - Motu GUEIM
Mestrado Bolonha em Ordenamento do Território e Urbanismo - MOTU 2017
Contextos
Grupo: MOTU 2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Não aplicável
Objectivos
Desenvolver a formação teórica e prática sobre os aspetos de implementação do processo (contínuo e uno) de planeamento e gestão urbanística, com destaque para o nível municipal: a implementação de planos e os valores em jogo; a programação da execução; os instrumentos de políticas de solos e os sistemas de execução; a gestão urbanística perequacionada. Compreender as consequências do planeamento do uso do solo no mercado imobiliário e os correspondentes impactes funcionais, financeiros e fiscais.
Programa
1. A gestão urbanística no processo de planeamento. A execução dos planos e os diferentes papeis dos actores públicos e privados. 2. Instrumentos de políticas de solos e de regulação da transformação do uso do solo. 3. Os sistemas de execução de planos com base na perequação de custos e benefícios. 4. A programação do desenvolvimento urbanístico. 5.Transformação do uso do solo, o valor do solo e a formação de preços; fatores determinantes na valorização da propriedade imobiliária. 6. Caracterização do mercado de imobiliário (solos e edificações), seus agentes e dinâmica. 7. A fiscalidade da propriedade imobiliária e o financiamento dos espaços urbanos e da urbanização. 8. O licenciamento da urbanização e edificação. 9.Reabilitação e regeneração urbanas.
Metodologia de avaliação
A avaliação de conhecimentos é realizada com base no trabalho prático desenvolvido em pequenos grupos e respectiva apresentação e discussão (50%) e num exame escrito incidindo sobre toda a matéria lecionada (50%), com classificação mínima de 10 valores em qualquer destas componentes de avaliação.
Componente de Competências Transversais
A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, ao longo do desenvolvimento do trabalho prático e da sua apresentação e discussão; O desenvolvimento de competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, perseverança, auto-motivação) é igualmente assegurado no trabalho elaborado em grupo e na sua apresentação e discussão com os docentes e colegas. Os conteúdos do trabalho prático promovem ainda o desenvolvimento de competências ao nível da literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como a sua análise e avaliação crítica). A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 10%.
Componente Laboratorial
Não aplicável
Componente de Programação e Computação
Não aplicável