Disciplina Curricular
Planeamento Biofísico e Ordenamento do Território - Motu PBOTM
Mestrado Bolonha em Ordenamento do Território e Urbanismo - MOTU 2017
Contextos
Grupo: MOTU 2017 > 2º Ciclo > Especialização > Gestão do Território
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
NA
Objectivos
Adquirir entendimento das potencialidades de aproveitamento das características biofísicas no contexto no ordenamento do território enquanto oportunidade para o desenvolvimento a várias escalas de intervenção. Conhecer os instrumentos legais disponíveis para promover a integração da dimensão biofísica no ordenamento do território. Apreender metodologias e técnicas de ordenamento biofísico através da sua aplicação prática. Identificar e avaliar as funções das estruturas ecológicas no contexto dos IGT recorrendo a informação geográfica. Reconhecer a especificidade de cada local gerando respostas criativas que compatibilizem e potenciem a qualidade de vida da população.
Programa
Perante o reconhecimento no contexto social e político atual esta UC centra-se na operacionalização do conceito de infraestruturas verdes como integrador da dimensão biofísica no ordenamento do território a múltiplas escalas e como forma de minimização dos risco naturais e adpatação às climáticas. Procura-se, assim, ganhar entendimento sobre abordagens, métodos e instrumentos de integração da dimensão biofísica no ordenamento do território: de McHarg aos serviços de ecossistema. Nesta perspetiva exploram-se os conceitos de infraestruturas verdes, serviços de ecossistema e soluções de base natural, no que diz respeito a definições, classificações, funções, mapeamento escalas e valoração, recorrendo a casos exemplificativos na continuidade do espaço urbano e rural. E discute-se o contributo dos principais instrumentos de política que servem de base à integração, tanto ao nível orientador e estratégico à escala glocal ou europeia.
Metodologia de avaliação
Contínua: Avaliação individual (Média das melhores 8 Fichas Práticas) 80% + Avaliação de grupo (Apresentação final do poster sobre o trabalho prático) 20% ou Exame: Parte teórica (50%)+ parte prática 50% (a parte prática pode ser substituída pela avaliação individual)
Componente de Competências Transversais
Pensamento crítico - inovação na abordagem por objetivos Competências interpessoais e de comunicação - trabalho de equipa, apresentações orais Literacia da informação - pesquisa de informação geográfica e de bases de conhecimento Admite-se que a avaliação das referidas competências transversais corresponda a 20% da avaliação final.
Componente Laboratorial
Laboratório SIG: realização do projecto em ambiente SIG visando a utilização deste recurso no contexto do planeamento territorial.
Componente de Programação e Computação
Utilização de SIG.