Disciplina Curricular
Políticas e Gestão da Habitação PGH
Mestrado Bolonha em Ordenamento do Território e Urbanismo - MOTU 2017
Contextos
Grupo: MOTU 2017 > 2º Ciclo > Especialização > Gestão do Território > Opções
Período:
Peso
4.5 (para cálculo da média)
Objectivos
Objetivos: Compreender as caraterísticas do solo e os fundamentos dos mercados imobiliário e de habitação. Compreender o conteúdo fundamental do direito à habitação no quadro do direito à cidade e dos direitos sociais. Analisar criticamente as teorias da política de habitação. Perceber o processo de financeirização da habitação e a evolução das políticas habitacionais na Europa e em Portugal. Compreender a valorização contemporânea do arrendamento e da regeneração. Perceber as políticas sociais de habitação e a reformulação das estratégias de arrendamento social. Conhecer instrumentos de política. Competências: Utilizar as teorias da habitação e mercado imobiliário para avaliação crítica das dinâmicas do sector habitacional e suas consequências sociais. Interpretar criticamente as grandes linhas de política habitacional em Portugal e na Europa. Interpretar criticamente políticas e ações de intervenção e gestão na habitação e regeneração urbana Aplicar instrumentos de política.
Programa
1.“A questão da habitação”: direito fundamental ou bem transaccionável? Habitação como necessidade básica e direito social. Mercado habitacional, mercado fundiário e “produção de solo urbano”. Características específicas do solo e o seu valor. Modelos imobiliários e expansão urbana – crise, especulação e controlo. A financeirização da habitação. Necessidades quantitativas, qualitativas e satisfação residencial. 2.Políticas de habitação: um quadro macro Perspectivas teóricas da política de habitação. Habitação e regimes de EstadoProvidência. Tendências recentes na política de habitação. Actoreschave na produção e gestão habitacional. Habitação social e papel do Estado. 3.Política e gestão da habitação: experiências europeias e portuguesas Direito à cidade, habitação e habitat; Transições: casa própria vs. arrendamento; construção nova vs. regeneração; Políticas sociais de habitação hoje. 4.Instrumentos de Política de Habitação: O desafio da conceção de novas soluções.
Metodologia de avaliação
Cada aluno preparará um texto para apresentação e debate (20% da avaliação). Em grupos, os alunos explorarão questões chave de grande abrangência, discutindo criticamente os conceitos e os fundamentos e apresentando casos ilustrativos. Realizarão apresentações que devem estimular o debate em sala (30%), posteriormente transformadas num ensaio escrito (40%). Este ponto será ainda ilustrado com uma visita de estudo a bairros de Lisboa. 10% da avaliação correspondem à assiduidade e à participação.