Disciplina Curricular

Lições de Experiência em Ordenamento do Território e Urbanismo LEOTU

Mestrado Bolonha em Ordenamento do Território e Urbanismo - MOTU 2017

Contextos

Grupo: MOTU 2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Objectivos: Ilustrar, a partir da experiência de convidados, a complexidade, a amplitude, a diversidade e a interdependência das matérias do urbanismo e do ordenamento do território. Demonstrar a importância dos conhecimentos de base mas também a relevância da criatividade na resolução dos problemas. Aprofundamento dos conhecimentos sobre as relações entre as diversas variáveis e os diversos agentes que participam nos fenómenos inscritos no urbanismo e no ordenamento do território. Estabelecer uma relação critica entre as diversas temáticas e desenvolver uma abordagem integrada sobre as mesmas. Analisar os casos de estudo apresentados e retirar as correspondentes lições sobre boas práticas. Competências: Pretende­se assim que o aluno seja capaz de refletir de forma integrada sobre as matérias em simultâneo com a capacidade de sintetizar as problemáticas, elaborar conclusões e comunicar as suas ideias.

Programa

Os conteúdos a ministrar na Unidade Curricular serão apresentados, discutidos e ponderados comparativamente através de sessões / palestras celebradas por Convidados de indiscutível mérito na área do Ordenamento do Território e Urbanismo. Temáticas a abordar: 1. As relações – de legitimidade, competência e capacidade de atuação – entre as dimensões europeia, nacional, regional e local; 2. A convergência/divergência entre a dinâmica demográfica e a dinâmica urbanística; 3. As dependências entre o planeamento estratégico, a programação operacional /financeira e o planeamento territorial; 4. As lógicas de relacionamento entre o planeamento formal e o planeamento informal / voluntarista; 5. A relação entre a classificação e a categorização do solo nos instrumentos de gestão do território, a valorização do solo e as regras de tributação do património predial; 6. Regeneração urbana, coesão e competitividade das cidades.

Metodologia de avaliação

A avaliação é realizada de forma contínua e acompanhada. A avaliação de conhecimentos e competências adquiridas pelos alunos é realizada através de um Relatório escrito individual. Esse Relatório terá duas partes: 1.ª parte: Memorando síntese das diversas sessões celebradas pelos convidados; 2.ª parte: Reflexão global sobre o conjunto de temáticas abordadas nas sessões.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre