Disciplina Curricular

Teorias Urbanísticas TUrb

Mestrado Bolonha em Ordenamento do Território e Urbanismo - MOTU 2017

Contextos

Grupo: MOTU 2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

na

Objectivos

Pretende-se com esta disciplina fornecer os conteúdos no sentido de proporcionar o desenvolvimento da capacidade de análise, interpretação e síntese dos pilares teóricos do urbanismo pré-moderno ao contemporâneo. Compreender e desenvolver instrumentos de pesquisa e metodologias de análise sobre a condição urbana, incrementando observações interpretativas sobre o espaço urbano contemporâneo e seus valores expressivos, estruturados em processos de interdisciplinaridade e apoiado em várias escalas de leitura. Faz parte dos objectivos desenvolver conhecimentos ao nível do pensamento sobre a cidade pré-moderna, moderna, pós-moderna e contemporânea. Consciencializar os alunos para o papel do urbanismo na transformação do território e da sociedade, no espaço e no tempo. Pretende-se ainda enfatizar a leitura dos condicionalismos económicos, culturais e ideológicos, com o processo de transformação dos espaços urbanos e territoriais.

Programa

A unidade curricular de Teorias Urbanísticas apresenta a cidade como realidade física, e procura promover o entendimento do organismo urbano a partir de: - uma abordagem inicial ao pré-urbanismo: o século XVIII; - ao século XIX e à afirmação disciplinar do urbanismo - abordagens higienistas/humanistas; - ao século XX: utopias urbanas, modelos progressistas e culturalistas, cidade industrial, cidade moderna – zonamento e especialização das partes e das funções urbanas; crítica ao urbanismo funcional; novas utopias e o debate sobre a cidade e o urbano; o papel dos centros históricos e a expansão de periferias; o desafio da grande dimensão do espaço urbano genérico, globalizado e extensivo; - O século XXI: desafios do urbano contemporâneo; o urbanismo colaborativo e participado; ecological urbanism; green urbanism; urbanismo [in]formal.

Metodologia de avaliação

Constituem elementos de avaliação a participação, interesse e assiduidade demonstrados em aula (10%), bem como a realização de um trabalho individual (45%), (com lugar a apresentação à turma) e um teste (45%).

Componente de Competências Transversais

na

Componente Laboratorial

na

Componente de Programação e Computação

na

Princípios Éticos

na

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre