Disciplina Curricular

Cidades, Metrópoles e Regiões CMR

Mestrado Bolonha em Ordenamento do Território e Urbanismo - MOTU 2017

Contextos

Grupo: MOTU 2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

na

Objectivos

Objetivos - Identificar dinâmicas de mudança nas cidades e regiões urbanas - Analisar os efeitos da globalização nas paisagens urbanas e no quotidiano dos habitantes das cidades - Analisar casos de estudo das tendências e processos de mudança na forma e na estrutura das cidades e nas relações urbano-rurais - Analisar as dinâmicas de transformação demográfica e social das áreas urbanas e as novas formas de pobreza e exclusão sócio-territorial - Analisar as políticas urbanas para responder aos desafios colocados pela globalização, diversidade da população e as novas condições de competitividade das cidades e regiões urbanas Competências: - Avaliar criticamente as principais funções das cidades contemporâneas - Interpretar a evolução das estratégias das cidades globais - Interpretar o modo como o processo de globalização afeta a forma e a função das cidades, bem como o quotidiano dos seus habitantes - Avaliar criticamente as políticas urbanas e as novas formas de gestão das áreas urbanas

Programa

1. Tendências de transformação na ocupação do território: dinâmicas demográficas e mobilidades da população; despovoamento, urbanização e novas formas urbanas. 2. Globalização e urbanização: cidades globais, sociedade em rede e redes de cidades 3. Recomposição sócio-espacial das cidades e regiões urbanas: dinâmicas de fragmentação nas metrópoles contemporâneas. 4. Recomposição da base económica das cidades e regiões urbanas: os novos fatores de competitividade das cidades 5. Dinâmicas de transformação social: desigualdade, pobreza, exclusão e novas formas de segregação do espaço urbano 6. Diversidade e coesão nas metrópoles do século XXI: vivência da cidade e relações interétnicas no quotidiano. 7. Planear a cidade do futuro: globalização e novas políticas urbanas.

Metodologia de avaliação

Este seminário envolve dois tipos de metodologias: expositivas e reflexivas / críticas. Todos os alunos têm de entregar e apresentar um ensaio escrito individual a ser discutido na classe. Os alunos também são comentadores do ensaio escrito feito por outro colega. A avaliação terá em conta a capacidade de refletir e desenvolver trabalho de investigação autónomo, bem como a eficiência da comunicação oral.

Componente de Competências Transversais

na

Componente Laboratorial

na

Componente de Programação e Computação

na

Princípios Éticos

na

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre