Disciplina Curricular

Planeamento e Gestão da Mobilidade Urbana PGMU

Mestrado Bolonha em Ordenamento do Território e Urbanismo - MOTU 2017

Contextos

Grupo: MOTU 2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se dotar os alunos de conhecimentos sobre os os elementos relacionados com a mobilidade urbana e o respectivo planeamento e gestão, incluindo as soluções técnicas existentes para definir as vias urbanas, o funcionamento do passseio e das vias de circulação dos veículos, as ciclovias, o estacionamento, etc tendo em consideração os aspectos relacionados com a oferta e a procura e os instrumentos de intervenção para o planeamento e gestão da mobilidade.

Programa

1. Os sistemas da mobilidade urbana integrados no planeamento urbano e inserção da rede multimodal no espaço urbano. Características e principais factores da procura e de oferta. 2. Características técnicas e funcionais dos vários modos (privados e públicos). Os Transporte Públicos. Intermodalidade e interfaces. 3. A infraestrutura urbana, o desenho geométrico, estrutura e funcionalidade, segurança da infraestrutura urbana. Vias de comunicação rodoviárias e ferroviárias. 4. Estudo de ruas urbanas (características geométricas, estrutura, drenagem, serviços). A interface zona de peões - zona de viaturas. Passadeiras e passagens desniveladas. Ciclovias. O estacionamento urbana e sua gestão. Casos de estudo.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico (pensamento estratégico, pensamento crítico, criatividade e abordagens à resolução de problemas), Competências Interpessoais (comunicação escrita, trabalho em equipa e liderança), Competências Intrapessoais (Produtividade e gestão do tempo, gestão do stress, pro-atividade e iniciativa) e Literacia da informação e dos Media (utilização de ferramentas informáticas na ótica do utilizador, estruturação e formatação de documentos). A percentagem de avaliação associada a essas competências deverá ser da ordem dos 10%.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre