Disciplina Curricular

Gestão Urbanística e Economia do Imobiliário GUEI

Mestrado Bolonha em Ordenamento do Território e Urbanismo - MOTU 2017

Contextos

Grupo: MOTU 2017 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Desenvolver a formação teórica e prática sobre os aspetos de implementação do processo (contínuo e uno) de planeamento e gestão urbanística, com destaque para o nível municipal: a implementação de planos e os valores em jogo; a programação da execução; os instrumentos de políticas de solos e os sistemas de execução; a gestão urbanística perequacionada. Compreender as consequências do planeamento do uso do solo no mercado imobiliário e os correspondentes impactes funcionais, financeiros e fiscais; desenvolver a capacidade de avaliar bens imobiliários e fundiários.

Programa

1. A gestão urbanística no processo de planeamento. Os modelos de execução dos planos e os diferentes papeis dos actores públicos e privados. 2. A programação do desenvolvimento urbanístico. Espaços consolidados de expansão. Reabilitação, renovação e regeneração urbanas. 3.Transformação do uso do solo, o valor do solo e a formação de preços; fatores determinantes na valorização da propriedade imobiliária. 4. Caracterização do mercado de imobiliário (solos e edificações), seus agentes e dinâmica. 5. Técnicas de avaliação imobiliária. 6. Instrumentos de políticas de solos e de regulação da transformação do uso do solo. 7. A fiscalidade da propriedade imobiliária e o financiamento dos espaços urbanos e da urbanização; 8. O licenciamento da urbanização e edificação. 9. Os sistemas de execução de planos com base na perequação de custos e benefícios; limitações e potencialidades da lei.

Metodologia de avaliação

50% de avaliação contínua e 50% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

A UC permite o desenvolvimento de competências transversais em Pensamento Crítico, nomeadamente pensamento estratégico e abordagens à resolução de problemas, ao longo do desenvolvimento do trabalho prático e da sua apresentação e discussão; O desenvolvimento de competências interpessoais e intrapessoais (oral, organizacional e trabalho em equipa, perseverança, auto-motivação) é igualmente assegurado no trabalho elaborado em grupo e na sua apresentação e discussão com os docentes e colegas. Os conteúdos do trabalho prático promovem ainda o desenvolvimento de competências ao nível da literacia da informação e dos media (capacidade de localizar e aceder a informações, bem como a sua análise e avaliação crítica). A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 10%.

Componente Laboratorial

Não aplicável

Componente de Programação e Computação

Não aplicável

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre