Disciplina Curricular

Planeamento Biofísico e Ordenamento do Território PBOT

Mestrado Bolonha em Ordenamento do Território e Urbanismo - MOTU 2017

Contextos

Grupo: MOTU 2017 > 2º Ciclo > Especialização > Gestão do Território

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Adquirir entendimento das potencialidades de aproveitamento das características biofísicas no contexto no ordenamento do território enquanto oportunidade para o desenvolvimento a várias escalas de intervenção. Apreender metodologias e técnicas de ordenamento biofísico através da sua aplicação prática. Conhecer os instrumentos legais disponíveis para promover a integração da dimensão biofísica no ordenamento do território. Reconhecer a especificidade de cada local gerando respostas criativas que compatibilizem e potenciem a qualidade de vida da população. Valorizar as infraestruturas verdes como elemento estratégico na integração de políticas. Capacitar para valorização do território através dos serviços de ecossistema.

Programa

1) Conceitos: Abordagens conceptuais ao Planeamento Ambiental. Planeamento de Infra-estruturas Verdes: evolução e enquadramento conceptual. Introdução ao conceito de serviços de ecossistema (ESS). Abordagens metodológicas aos ESS. Utilização do ESS no planeamento de infra-estruturas verdes. Multifuncionalidade da IG e valores culturais. Planeamento para além do divisão urbano-rural. Abordagem multiescala: continuum urbano-rural. (2) Do conceito à legislação: enquadrar os desafios sociais nas áreas urbanas e rurais. Integração das políticas ambientais no planeamento e implementação da IV: do global ao local. Perspectivas de enquadramento das políticas ambientais com impacto espacial: água, solo, biodiversidade, clima, agricultura, floresta. Governança da IV. As IV como modelo de integração de políticas nos Instrumentos de gestão territorial. (3) Métodos e ferramentas na prática. Mapeamento da ESS. Soluções de base natural: tipologias e contexto.Mapeamento de ESS como base para as IV.

Metodologia de avaliação

60% de avaliação contínua e 40% de avaliação não contínua

Componente de Competências Transversais

Pensamento crítico - inovação na abordagem por objetivos Competências interpessoais e de comunicação - trabalho de equipa, apresentações orais Literacia da informação - pesquisa de informação geográfica e de bases de conhecimento Admite-se que a avaliação das referidas competências transversais corresponda a 20% da avaliação final.

Componente Laboratorial

Laboratório SIG: realização do projecto em ambiente SIG visando a utilização deste recurso no contexto do planeamento territorial.

Componente de Programação e Computação

Utilização de SIG.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho de grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre