Dissertação

Identificação de Perfis de Hábitos de Consumo Através da Utilização de Cartões Bancários EVALUATED

Actualmente os bancos tendem a deixar de estar orientados segundo uma estratégia de vendas e marketing de massas, na qual todos os clientes são tratados da mesma forma e cada vez mais optam por uma filosofia de segmentação de mercado, que divide os clientes em pequenos grupos homogéneos. A segmentação do mercado consiste num processo de análise e identificação de grupos de clientes com necessidades e preferências semelhantes. Este processo de segmentação permite compreender melhor os interesses e expectativas de cada segmento de clientes e explorar as ofertas comerciais existentes ou elaborar novas propostas que se adequam a cada segmento, potenciando assim o volume de negócio do banco. Com este trabalho pretende-se obter uma segmentação de um conjunto de clientes de um banco de acordo com as transacções que estes efectuaram com os cartões bancários durante o período de um ano e, mais especificamente, de acordo com as compras efectuadas. Esta segmentação foi obtida efectuando uma análise de clusters no conjunto de clientes em estudo, de tal modo que os clusters obtidos correspondem aos segmentos que se procuram. Anteriormente a esta análise determinaram-se as componentes principais que foram utilizadas como pré-processamento dos dados. Esta estratégia permitiu-nos obter clusters homogéneos que traduzem perfis de consumo de clientes.
Análise de clusters, análise em componentes principais, marketing, perfil de consumo, segmentação de mercado

Julho 13, 2012, 10:0

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